As modernas exigências do mercado pedem que as pessoas possuam uma ampla gama de habilidades. Mas quais são as qualidades principais e verdadeiramente essenciais para a progressão na carreira, independentemente do trabalho?

A resposta poderia encher um livro e tem, milhares de razões, se não milhões. Uma infinidade de especialistas afirma que a progressão na carreira está em função de um todo, de uma autoconfiança extrema e de uma humildade extrema (ou ambos ao mesmo tempo). Outros, ainda, dizem que o sucesso profissional, deriva de comportamentos mais sinistros, como a ambição insensível ou narcisismo desenfreado. E depois há todo o movimento “pensamento positivo”, que afirma que ficar à frente é principalmente uma função de acreditar que você pode tudo. Em suma, há tantos conselhos contraditórios por aí sobre os principais componentes do sucesso que é o suficiente para reduzi-lo a um suspiro cansado de: “Seja qual for, está bom”.

Ser autêntico é uma qualidade imprescindível, mas não é a única que você precisa para o avanço profissional. Todo mundo sabe que para ter sucesso no competitivo mercado global de hoje, você também tem que ser inteligente, curioso e altamente colaborativo. Você tem que ser capaz de trabalhar com diversas equipes e inflamá-los como um gerente para que juntos alcancem o desejado sucesso. Você precisa de pilhas de energia positiva, coragem para tomar decisões duras ou não, e a resistência necessária para executar tudo de tal forma para que o trabalho saia bem feito. E, de fato, você tem que possuir autoconfiança e humildade ao mesmo tempo. Essa combinação é chamada de maturação.Com o tempo, porém, se você tem tudo que precisa em termos de talento e habilidade, seu lado humano, ou sua humanidade, virá a ser a sua virtude mais atraente para uma organização. Sua equipe e seus patrões sabem que você está emocionalmente focado, que tipo de pessoas você atrai, e que tipo de desempenho que você quer de todos. Seu realismo vai fazer você ser acessível, você vai ligar uns aos outros e vai inspirar a todos. Você vai levar o time ao desejado sucesso.

Então, voltando à pergunta inicial: sim, o mercado moderno precisa que as pessoas possuam uma ampla gama de habilidades para alcançar o sucesso. A maioria deles tem para adquirir, desenvolver e refinar. Mas um deles – o mais importante – já está dentro de você, pronto para ser solto. Ser você mesmo. Não fique em seu caminho. Deixe que sua humanidade saia de você e envolva a todos. Sua empresa, seus sócios e suas equipes agradecem.

A opinião apresentada neste artigo é de responsabilidade de seu autor e não da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software.

Onivaldo Roncatti
Onivaldo Roncatti
Onivaldo Roncatti é empresário, administrador de empresas e especialista em Tecnologia da Informação desde 1970. Fundador e executivo da Union TI e diretor da ABES. Considera-se uma pessoa feliz com as conquistas obtidas diariamente, feliz em ser livre para agir e pensar, feliz por escrever sobre o cotidiano e feliz pela família e amigos que tem. Mais informações: https://www.linkedin.com/in/onivaldoroncatti/
pt_BRPT