Compartilhe
Projetos não selecionados podem participar do OpenPitch em cada etapa regional
 
Com o objetivo de destacar as 100 melhores startups nacionais de 2015, o Movimento 100 Open Startups, que tem o apoio institucional da ABES, iniciou as etapas de apresentação dos projetos selecionados, que inscreveram soluções nas seguintes áreas: Cidades Inovadoras, Educação do Futuro, Saúde & Bem-estar, Indústria do Futuro, Sociedade da Informação, Energia Elétrica, Agronegócios, Wearables, Petróleo & Gás, MPEs e Desafio Aberto.  O diferencial do movimento é o de promover aproximação e diálogo entre grandes empresas, fundos de investimentos e startups, estimulando e desenvolvendo o ecossistema de inovação aberta no país.    
 
“Recebemos cerca de 1500 propostas e selecionamos 183 delas que passarão por avaliações presenciais nos eventos que estamos realizando nas principais capitais de inovação brasileiras”, destaca Bruno Rondani, organizador do movimento 100 Open Startups e fundador da Allagi Open Innovation Services, consultoria de gestão empresarial. Já foram realizadas as etapas de Manaus (AM) e Campinas (SP) e as próximas acontecem em Brasília (18/11); Recife (20/11); São José dos Campos (21/11); Rio de Janeiro (21/11); Florianópolis (25/11); São Paulo (26/11); Belo Horizonte (27/11); e Curitiba (07/12).
 
OpenPitch – Mesmo quem não teve seu projeto selecionado ainda tem uma chance de mostrá-lo às grandes empresas e aos investidores. A programação de cada etapa tem o momento OpenPitch, no qual o empreendedor tem 1 minuto para “vender” seu conceito e ser selecionado para fazer parte da programação do dia. “É uma forma de valorizar o empreendedor resiliente, que não desiste de mostrar sua ideia e encontrar o apoio que necessita”, completa Rondani.
 
Inovação aberta – Em entrevista ao Portal da ABES, Rondani disse que se surpreendeu com o interesse das startups em firmarem parcerias com grandes empresas, a fim de identificar oportunidades de colaboração e de captação de investimentos. Ele deu como exemplo desse amadurecimento a região de Campinas, cujo evento contou com 20 boas startups em 2015, enquanto que em 2014 foram apenas 10 selecionadas.
 
“No exterior, já é muito comum as empresas lançarem fundos de investimentos que apostam em projetos e pessoas competentes que estão fora dos muros das organizações, mas que podem agregar valor e oferecer inovação para produtos, processos e serviços. No Brasil, essa dinâmica está apenas começando”, finaliza Rondani. Entre as mais de 50 empresas apoiadoras do Movimento 100 Open Startups estão: 3M, Abbott, AES, Algar Telecom, Natura, IBM, HP, Intel, LIBBS, FGV, Cemig, Ourofino Saúde Animal e Embraer.
 
As startups que mais se adequarem às expectativas dos organizadores e juízes das etapas regionais, cuja lista final deverá ser divulgada no dia 12 de dezembro, participarão da 7ª Open Innovation Week, um dos principais eventos de inovação aberta do país e que acontece entre 23 e 25 fevereiro de 2016, em São Paulo.
 
Saiba quais foram as startups que participaram das rodadas regionais já realizadas:
 
Manaus (AM)
MEU – Movimento de Empreendedorismo Universitário, High Tech Brasil, NFC SmartBook, Tribos-Class Card, Eco Bike, Engenho Soluções e Inovações Tecnológicas, CONAF, Naveggar, FarmáciaAgora e Vocaciona.
 
 
Campinas (SP)
Nearbee, Leva Eu, APROM, RSU Brasil, EducaCross, Supê AgroSensor, JáTá Chegando, DSPGeo, IZagro, UpBrain, Matere Educacional, Maxit, Maxprotein, Droneng – Drones e Engenharia, Vetra, SW2 Soluções em TI, Esportes Company, Iplantao, M
 
 
 

acesso rápido

pt_BRPT