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Com 19 empresas digitais no portfólio, nove foram destacadas em Demo Day

 

A 21212 Digital Accelerator, o primeiro grupo de negócios digitais binacional no Brasil, realizou mais um 21212 Demo Day, no dia 3, no Rio de Janeiro. O evento, realizado pela primeira vez em português, apresentou nove startups de tecnologia com alto potencial de crescimento a uma audiência de mais de 400 pessoas, incluindo investidores (nacionais e internacionais) e grandes empresários. Gustavo Franco, presidente do Instituto Millenium e ex-presidente do Banco Central do Brasil, e Guilherme Horn, ex-sócio da ÁGORA e atualmente sócio e CEO da ÓRAMA, foram palestrantes no evento.
 
O objetivo principal do evento é expandir a rede de relacionamento dos novos empreendedores, explicam fundadores Marcelo Sales, Benjamin White, Rafael Duton, Frederico Lacerda e Leonardo Constantino, que se inspiraram no modelo americano da empresa Y Combinator, aceleradora reconhecida mundialmente com centenas de empresas lançadas em sua carteira, como as globais Dropbox, Airbnb e SlideShare.
 
Fundos de investimentos, como Confrapar, Ideiasnet, Redpoint eVentures, Intel Capital, Accel, Nazca Ventures, DXA, além de CEOs e diretores da Microsoft, Movile, Totvs e Cisco estiveram presentes no Demo Day para conhecer as maiores empresas e negócios de tecnologia.  A terceira edição do evento teve patrocínio do Sebrae, Amazon Web Services e Ciao Telecom (empresa criada por brasileiros no Vale do Silício).
 
Sobre as startups
 
A Aentropico está construindo uma plataforma de análise preditiva que apóia a tomada de decisão de gerentes de empresas de médio e grande porte de forma simples e intuitiva. Ao combinar experiência de usuário com estatísticas de alto nível, traz algoritmos úteis a usuários não técnicos. A sua visão é se tornar a Amazon para o mercado de “Data Science”, construindo um grande marketplace de soluções para questões específicas das indústrias no aquecido mercado brasileiro de Big Data. A Aentropico já roda projetos piloto na Colômbia, no México e no Brasil em diferentes indústrias, e está lançando a versão beta da sua plataforma baseada na web.
 
A GoBooks é uma plataforma online que aluga livros para estudantes, permitindo que eles possam economizar dinheiro. GoBooks é o primeiro serviço para alugar livros online no Brasil e tem como principal referência internacional o Chegg.com. Espera-se que o número de estudantes universitários chegue a 20 milhões na próxima década. GoBooks oferece uma alternativa atrativa e barata uma vez que elimina a necessidade de pagar o preço total de livros novos ou fazer fotocopias ilegais. A empresa chegou a alugar 200 livros apenas no último mês e agora estão recebendo 3,900 visitas por mês com 100% de tráfico orgânico.
 
A Instaquadros permite que fotógrafos amadores e profissionais possam transformar suas fotos digitais em produtos de decoração para serem usados ou vendidos. O objetivo da startup em investir neste mercado é que além das redes sociais no Brasil, independente do alto número de internautas, ainda serem consideradas inexploradas pelos 65 milhões de usuários do Facebook e por 55 milhões de pessoas que possuem smartphones, também não deixa de ser uma oportunidade de fomentar o mercado de decoração. A Intaquadros já registrou, até o momento, quase três mil artistas, publicou cerca de 170 mil fotos e vendeu mais de 1000 produtos.
 
A Memed é a primeira plataforma brasileira de prescrição online e ferramenta de colaboração social para médicos. Como referência internacional, destaca-se a Epocrates. Eles lançaram uma versão beta de prescrição online para dermatologistas com mais de 1000 médicos e 45 laboratórios registrados, gerando milhares de prescrições por mês, o que motiva o objetivo da Memed de expandir sua plataforma para todas as especialidades médicas. No Brasil, o mercado de prescrições médicas gerou US$26 bilhões de faturamento em 2011. Por último, considerando a capacidade da Memed de se encaixar no mercado de prescrições médicas, comissões e publicidades médicas, seu mercado potencial é de US$ 1.3 bilhões.
 
A Monograme é um e-commerce brasileiro voltado para a venda de roupas e acessórios básicos de luxo, em um preço acessível. Eles buscam ser a Everlane no Brasil, uma vez que se tem uma ascensão da classe média brasileira, agora representada por mais de 50% da população. O mercado de calçados e vestuários obteve o faturamento de R$ 4.6 bilhões em 2011, representando um crescimento de 7.3% em relação ao ano anterior. As taxas de importação e as cadeias de suprimentos ineficientes resultam em elevados preços para o mercado de vestuário no Brasil. Nos últimos cinco anos, as vendas de e-commerce têm crescido à uma taxa de 29%, porém existe uma enorme lacuna no mercado de roupas online, visto que o Brasil tem um crescimento de apenas 6% contra a média global de 22%. Dessa forma, percebe-se no Brasil uma enorme oportunidade para a criação de uma marca que consiga amenizar os custos das lojas físicas e dos intermediários.
 
O Queremos! é uma plataforma que junta fãs, produtores de show e artistas para promover e realizar eventos através de crowdfunding. Fãs dependem de produtores locais para realizar os shows das suas bandas favoritas. Produtores se arriscam produzindo shows sem saber se terão seu dinheiro de volta com a venda de ingressos. Já os artistas não tocam tanto quanto queriam.
 
O Selo Reserva proporciona uma sofisticada experiência de compra, tanto local quanto internacional, de vinhos e da enogastronomia. Eles oferecem aos clientes acesso direto às grandes vendas e de conteúdo premium, com curadoria de renomados chefs e sommeliers, para orientar os consumidores na hora da compra. O site oferece mais de 300 rótulos e, até o momento, cumpriu mais de 1.500 pedidos. Além disso, 50% de sua clientela se tornou fiel ao site, fazendo repetidas compras.
 
A We Do Logos nasceu com a proposta de atender o gigantesco mercado de design gráfico das micro e pequenas empresas que estavam, até então, desamparados por uma solução profissional e acessível. Como resultado em pouco mais de 2 anos, a We Do Logos se tornou a maior empresa de concorrência criativa da América Latina, já tendo atendido 12 mil clientes, com uma comunidade de mails de 35 mil designers, e tendo pago a estes talentos mais de 3 milhões de reais
 
O ZeroPaper é um gerenciador financeiro inteligente, simples, voltado para micros e pequenos empresários e empreendedores individuais. Ele provê aos seus clientes uma visão plena de suas finanças, ajudando-os a tomar decisões estratégicas sobre seus negócios. O sistema traz conceitos financeiros e insere pílulas destes conhecimentos no dia a dia da operação, tornando donos de pequenos negócios em melhores gestores financeiros. O ZeroPaper é grátis para empresas que faturam menos de R$ 10 mil por mês e funciona inteiramente na nuvem, com disponibilidade integral e a mesma segurança aplicada em internet bankings.
 
Critérios do programa
Para fazer parte do programa, as empresas precisam atender alguns critérios, já que não basta serem criativas. É importante que o negócio apresentado tenha um modelo comprovado no exterior ou já apresente resultados crescentes no mercado brasileiro. Além disso, é necessário que haja um problema real sendo solucionado e que haja receita mínima ou base de usuários. Por último, sinergia com a equipe de executivos e mentores da 21212 Digital Accelerator.
 

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