Compartilhe
 

De acordo com a nova pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), três em cada dez brasileiros possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. Se comparado aos países do Brics, o Brasil tem a maior taxa de empreendedorismo. Mas, quais são os melhores caminhos para se empreender?
 
Para contribuir com esse ecossistema nascente, o empresário Marcel Malczewski, que transformou um trabalho de conclusão de curso ainda do seu tempo de universidade na Bematech, empresa recentemente adquirida pela Totvs, acaba de lançar o livro Diário de um Empreendedor, publicado pela Editora Évora.
 
O portal da ABES entrevistou Malczewski e listou 5 dicas para os futuros empreendedores e para aqueles que já estão dando os primeiros passos no universo da tecnologia e software. “Meu principal objetivo com o livro é estimular o empreendedorismo de forma que tenhamos mais iniciativas de sucesso, criando negócios saudáveis, éticos, responsáveis e relevantes”, destaca. Confira as orientações e as coloque em prática!
 
1)    Elabore um plano de negócios
O primeiro passo é, a partir de uma boa ideia que venha a solucionar um problema existente, desenvolver um plano detalhado para a implementação da ideia no sentido de transformá-la em um empreendimento. “Este plano começa com uma pesquisa de mercado para entender o potencial do futuro negócio. Passa pela busca de sócios que possam ajudá-lo a desenvolver o empreendimento e também pelo desenvolvimento de um MVP/Produto Minimamente Viável”, explica Malczewski.
 
2)    Simplifique o plano de negócios e seja objetivo
Um plano de negócios escrito ajuda, antes de mais nada, ao próprio empreendedor, que vai afinar a sua estratégia. Este plano deve ser um resumo do projeto do empreendimento. “Ele deve ser simples, objetivo, conciso e consistente. Deve mostrar claramente o mercado que se quer atingir e deve conter uma projeção numérica detalhada de receitas e despesas esperadas para alguns próximos anos”, explicou o executivo.
 
3)    Tenha na sociedade, desde o início, pessoas que possuem conhecimento técnico
Nem todos os empreendedores sócios de uma startup de tecnologia e software precisam ter formação técnica, mas, em geral, os empreendimentos de sucesso contam com a presença de um ou mais fundadores que dominam as ferramentas técnicas necessárias para o desenvolvimento do produto.
 
 
4)    Identifique as oportunidades de encontrar uma incubadora, aceleradora ou investidor-anjo 
Na opinião de Malczewski, os bancos e investidores institucionais não possuem tantas linhas de crédito ou programas de investimento em empreendimentos nascentes. “O recurso inicial vem, normalmente, das economias dos empreendedores. Mas, é muito importante buscar uma incubadora, aceleradora ou um investidor-anjo”, recomenda.
 
5)    Controle o fluxo de caixa
No início de todo empreendimento o consumo de caixa pode ser elevado, já que não existem ainda receitas da venda do produto que está em desenvolvimento. Por isso, para que um projeto tenha chance de sucesso, é fundamental tomar muito cuidado com qualquer gasto a ser feito, gastando apenas o estritamente necessário, buscando, maximizar o tempo de desenvolvimento com os recursos disponíveis.
 

 

acesso rápido

pt_BRPT