Compartilhe
 
A prática de investir em empresas ascendentes via a internet, conhecida como equity crowdfunding, vem crescendo fortemente tanto mundialmente quanto no Brasil. Mas, como tudo que é novo vem cercado de dúvidas e desconfiança, o matemático inglês, ex-Lloyds Bank e sócio da plataforma EqSeed (www.eqseed.com), para investimento em empresas startups no Brasil, Greg Kelly, preparou uma lista com 7 coisas que todo mundo precisa saber sobre equity crowdfunding.
 
1.      Equity crowdfunding é legal?
Sim, é legal. Atualmente, a atividade é permitida pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sob Instrução 400, que permite a oferta pública de valores mobiliários pelas microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Nesse momento, toda oferta tem que passar por um processo de pré-notificação com a CVM para então ser publicada.
A CVM já está trabalhando para estabelecer uma regulação mais específica para este setor, que já é estabelecido há algum tempo em países como o Reino Unido e os EUA. A Associação Brasileira de Equity Crowdfunding (EQUITY) tem participado ativamente deste processo. Dentre os próximos meses a CVM pretende fazer uma audiência pública com previsão de publicar a regulamentação a ser finalizada em 2016.
 
2.      Qual é a diferença entre o crowdfunding (financiamento coletivo) tradicional e o equity crowdfunding?
Crowdfunding tradicional: você coloca seu dinheiro e, em troca, recebe um produto ou um brinde.
Equity crowdfunding: você investe seu dinheiro e, em troca, recebe participação na empresa e, portanto, o direito de compartilhar os sucessos e lucros futuros da empresa.
 
3.      Como serei remunerado como investidor?
Com um investimento pelo equity crowdfunding, a meta é vender sua participação após ela ter multiplicado em valor. Se no futuro a empresa for comprada por uma companhia maior ou fizer uma IPO, você conseguirá vendar sua parte da empresa, realizando um lucro geralmente medido como um múltiplo do valor investido. A empresa também pode chegar a pagar dividendos.
Do ponto de vista social e de mercado, você, como investidor, faz acontecer uma empresa que você acredita. É sua oportunidade de participar da criação de empresas que podem transformar as vidas das pessoas para melhor e que vão formar a economia do amanhã. 
 
4.      O que pode dar errado? Quanto eu posso perder?
Essas possiblidades de retornos financeiros consideravelmente altos são possíveis somente com riscos elevados. Ao investir em startups, você corre o risco de perder uma parte ou todo do dinheiro investido. Por isso, você não deve investir valores que não pode se dar ao luxo de perder.
A palavra-chave desse tipo de investimento é diversificação: carteira saudável é carteira diversificada. Esses investimentos podem compor uma pequena parte de uma carteira saudável, a parte que visa retornos maiores do que os investimentos tradicionais são capazes de oferecer. O mais importante é diversificar os seus investimentos via equity crowdfunding entre várias empresas e indústrias.
 
5.      Todas as plataformas de equity crowdfunding são iguais?
Não, cada plataforma funciona de uma maneira distinta, oferecendo termos e proteções bastante diferentes ao investidor. Por isso, é sugerido que os interessados em investir via equity crowdfunding conheçam todas as plataformas e escolham uma com o seu perfil. Existem boas práticas básicas de investimentos em startups que deveriam ser implementados para proteger o seu investimento. O direito de preferência em rodadas futuras, por exemplo, é uma condição essencial que nenhum investidor profissional abre mão de ter.
 
6.      Equity crowdfunding é só para investidores profissionais participar?
Com um investimento mínimo de R$1.000 por empresa, o equity crowdfunding oferece acesso inédito ao investimento em startups para todo perfil de investidor. Porém, é fundamental que o investidor entenda que esse tipo de aplicação é muito diferente do que investimentos de renda fixa mais corriqueira. Com o equity crowdfunding, ao invés de receber um pagamento de juros todo mês, o investidor prefere que a empresa reinvista os lucros no próprio crescimento dela, pois o objetivo é de acumular e realizar grandes retornos financeiros no longo prazo. Essa estratégia é necessariamente acompanhada por um baixo nível de liquidez. Você deve investir apenas valores que não vai precisar retirar no curto prazo.
 
7.      Estou convencido a investir via equity crowdfunding. Mas como escolher quais startups para colocar meu dinheiro?
Com equity crowdfunding, é privilegio e responsabilidade de cada investidor analisar e tomar sua própria decisão sobre a qualidade da empresa e do investimento. Certeza que uma empresa específica vai dar certo você nunca vai ter. Porém, as plataformas fazem todo possível para facilitar esse processo de decisão. O investidor deve considerar o potencial do mercado no longo prazo e a capacidade da equipe da empresa em executar e entregar resultado pela duração do investimento. Na plataforma EqSeed, você acha todas as informações necessárias para ficar confortável com seu investimento e pode até conversar diretamente com os sócios.
 

acesso rápido

pt_BRPT