Compartilhe

05/07/2017


Detalhes foram apresentados em palestra no dia 26 de julho  

 

A ABES anunciou que apoiará institucionalmente a missão brasileira MTec Portugal 2017, que acontecerá durante Web Summit, um dos principais eventos de tecnologia do mundo, que será realizado em Lisboa, de 6 a 9 de novembro de 2017.  

Para apresentar os detalhes aos associados, foi realizada a palestra  Destino Portugal, no dia 26 de julho, no Bourbon Convention, em São Paulo. 

Web Summit 2017


As atividades ocorrerão no marco do evento Web Summit 2017 em Lisboa (veja programação)Na semana seguinte, existirá uma 2ª etapa, com perfil institucional, para estudos de cooperação em projetos de P&D+I com integrantes previamente selecionados, em outras regiões de Portugal intensas em tecnologia (veja programação).
 
Atualmente, esse país europeu é considerado a principal entrada dos brasileiros para a comunidade europeia, de onde também se constroem ótimas pontes com regiões lusófonas em outros continentes.
 
O propósito desta missão é permitir aos integrantes da delegação, um conhecimento e aproximação maior com o mercado TIC e de P&D+I em Portugal. Suas demandas, fornecedores locais para o desenvolvimento de parcerias, linhas de pesquisas, ecossistema de inovação, scaleups & empreendedorismo, alianças acadêmicas junto a universidades e escolas, incubadoras & startups centers, iniciativas de tecnologias sociais e sustentáveis, informações sobre fundos disponíveis e acesso a investidores, jurídicas, tributárias, laborais, imobiliárias, convênios bilaterais existentes, assim como convênios entre Portugal e outros países, além de informações setoriais no mercado tecnológico.
 
A Digital Trees, organizadora da missão, desenvolveu uma agenda que permitirá atender a cada integrante da delegação, buscando preencher todas as demandas, por meio de atividades diversas, segmentadas e regionais. “A organizadora também poderá apoiar na continuidade das iniciativas que envolverem articulações e alianças estratégicas para o desenvolvimento de colaborações internacionais”, explica Gustavo Miguelez, Diretor Américas da Digital Trees.
 
Os associados da ABES terão 20% de desconto na taxa de participação (promoção por tempo limitado). Os interessados devem encaminhar mensagem para Carlos Sacco, diretor de marketing da entidade: carlos.sacco@abes.org.br, que enviará a lista consolidada para a organizadora, que dará encaminhamento à manifestação. Consulte o termo de adesão à missão.
 
Sobre o mercado de TIC em Portugal
 
Em 2016, Portugal registrou a abertura de 114 empresas por dia e 35.000 startups registradas apenas em 2015. Considerado entre os melhores países para negócios em 2017, de acordo com ranking da FORBES. O ecossistema de startups tem crescido em uma média 2 vezes superior à média europeia. Até 2020, o investimento em TIC no país vai aumentar a um ritmo de 4,8% ao ano, anunciou a IDC. As fatias destinadas às tecnologias da terceira plataforma e nos chamados “aceleradores de inovação”, vão somar mais de metade do mercado. Estratificando os dados, o IDC assinala que “em 2020, a terceira plataforma e os aceleradores de inovação vão representar 52% da despesa em TIC em Portugal”.
 
No mercado português, atualmente, cerca de 52% do orçamento das médias e grandes organizações têm como destino as TIC tradicionais. Perto 26% está direcionado para o outsourcing e pouco mais de 20% é dirigido para a cloud, privada ou em modelo de hosting. Entretanto, relativamente à perspectiva de distribuição do orçamento para 2020, registra-se um decréscimo na relevância do TIC tradicional e do outsourcing e um crescimento da cloud, quer pública (de 5% para 11%), quer privada, sendo que, em 2020, 43% do orçamento empresarial nacional será centrado em plataformas cloud (públicas e privadas), segundo o IDC Portugal.  

                                               

acesso rápido

pt_BRPT