Compartilhe

09/09/2018

“A ABES comemora 32 anos com muito entusiasmo, pois temos a satisfação de continuar ampliando nossa representatividade setorial no Brasil, pelo crescimento do número de associados. Dos 18 associados originais, somos hoje mais de dois mil entre associadas e conveniadas. Estamos sintonizados e engajados nos principais debates desta nova era de transformações, a maioria impulsionada pelas novas tecnologias”, explica Francisco Camargo, presidente executivo da ABES.

“A modernização da ABES e sua adaptação aos novos tempos é continua e este ano remodelamos o nosso Programa de Integridade, cujos principais documentos são o Código de Ética e Conduta e a Politica de Interação com Agentes Públicos e estamos propagando a necessidade de um programa de integridade para todos os nossos associados”, destaca Francisco.

Não é à toa que muitas discussões e propostas para o desenvolvimento econômico e social do Brasil falam em Indústria 4.0, Educação 4.0, Saúde 4.0, agricultura de precisão, governo digital e outros termos similares. São as novas tecnologias de comunicação e informação promovendo revoluções e, como entidade setorial, a ABES procura ser uma catalisadora destas transformações, ao conectar empresas, governos, a academia e a sociedade.

Neste ano tão importante de eleições majoritárias, a ABES tem participado dos principais debates nacionais, como reforma tributária, lei de proteção de dados, financiamentos à inovação, Plano Nacional de IoT, Estratégia Digital Brasileira, proteção da propriedade intelectual, combate à insegurança jurídica e reforma trabalhista – alguns deles, inclusive, integram a pauta de reivindicações desde a fundação da associação, em 09 de setembro de 1986.

“O Brasil avançou na telefonia móvel, mas ainda precisa ampliar a inclusão digital. Somos o 9º maior mercado de investimentos tecnologia do mundo, entretanto o índice de uso irregular de programas de computador ainda é alto.  Estima-se que o país tenha, nos três níveis, mais de cinco milhões de regulamentações. São emendas à Constituição, leis, instruções normativas, resoluções, entre outros instrumentos, e que podem ser reinterpretadas, gerando falta de Segurança Jurídica. Então, nossa mobilização é permanente”, completa Francisco.

Novo serviço e atividades em 2018

Um dos novos serviços para os associados será lançado no dia 18 de setembro. Trata-se do CyberEdge, um seguro de proteção de dados e segurança cibernética para empresas de software, que visa diminuir os riscos e responsabilidades atrelados à prestação de serviço em TI, que vai oferecer condições de contratação atrativas e formatadas de acordo com os diferentes perfis dos associados ABES. Este seguro será disponibilizado pela Caixa de Assistência das Empresas de Software e Serviços Complementares do Brasil (CAESBRA).

Nestes 8 meses de 2018, a entidade já promoveu a 8ª edição da ABES SOFTWARE CONFERENCE, que discutiu a transformação digital com especialistas, executivos e representantes do governo federal; liderou a produção do estudo “O Brasil na era digital: uma contribuição do setor de software e tecnologia para a transformação digital do Brasil”, que foi entregue aos candidatos à Presidência da República com indicações de prioridades e políticas públicas para que o Brasil atinja sua "Independência Digital" já em 2022, ano que marca os 200 anos da Independência do país.

Destaque ainda para o workshop Cidades Conectadas, que integrou a programação oficial do evento nacional Connected Smart Cities, para discutir os projetos de cidades inteligentes no Brasil, proteção de dados, o empoderamento do cidadão conectado e tendências internacionais, entre outros assuntos.

acesso rápido

pt_BRPT