De acordo com Carlos Sacco, diretor de Marketing da ABES, graças à explosão da mobilidade, a atual ‘consumerização’ do software trouxe milhares de novos desenvolvedores, novas formas de entrega, alta escala, preços baixos e impactou diretamente os profissionais e as empresas do segmento.
“Com esse novo cenário, os fabricantes e desenvolvedores necessitam de um rápido e profundo reposicionamento estratégico para entender e saber se posicionar sobre temas ligados à governança, arquitetura da aplicação, codificação, redefinição de custos, precificação, análise do comportamento dos consumidores e a dinâmica do mercado”, destaca Carlos Sacco.
A primeira atividade do Comitê será uma pesquisa junto aos associados para identificar a maturidade, tanto da empresa em estar preparada para o modelo de negócio em nuvem – que entre outros aspectos muda substancialmente o fluxo de caixa – quanto as soluções oferecidas, do ponto de vista técnico.
O coordenador do Comitê, Lauro de Lauro, CEO da Dualtec, explica que, além de tornar a entidade referência no mercado sobre as melhores práticas de SaaS e apoiar os associados no processo de transição do modelo de negócio do on-premise para o SaaS, o grupo tem o objetivo de criar uma certificação que demonstre a maturidade das empresas de software em relação a esse novo modelo.