Compartilhe
Evento online sobre impactos na legislação nos novos tempos acontece dia 3 de junho, às 14h30. Inscrições são gratuitas

São Paulo, 01 de junho de 2019 – Sancionada no ano de 2005, a "Lei do Bem" (Lei 11.196) tem a missão de promover incentivos fiscais para que as empresas invistam em pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias. Empreendimentos de diversos setores podem utilizar desse incentivo, desde que estejam tributadas pelo lucro real, tenham lucro fiscal no ano base de utilização e Certidões Negativas de Débito em dia. Dentro da competitividade mercadológica, essa lei permite que as empresas ganhem mais destaques nas áreas de pesquisa.

Especialmente durante uma pandemia, essa lei ganha importância entre os instrumentos de estímulos às empresas, principalmente para aqueles que desejam investir em pesquisas de inovações tecnológicas. "A Lei do Bem trouxe oportunidade e concessões nos incentivos fiscais para que os empreendimentos possam realizar pesquisas e desenvolver novas tecnologias. O crescimento de uma nação precisa de investimento em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia", comenta Dr. Manoel dos Santos, diretor jurídico da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software.

Para discutir o tema, a ABES, em parceria com a ABGI – consultoria especializada em incentivos fiscais, fomento, processos, gestão da inovação e gestão financeira, reúne especialistas para analisar os impactos da legislação na competitividade global e os desafios que o mercado terá que enfrentar durante e após a pandemia. O evento, em formato de webinar, acontece no dia 3 de junho, às 14h30, as inscrições gratuitas estão disponíveis no site http://www.sympla.com.br/ABESSOFTWARE.

"É importante que as empresas tenham o conhecimento dessa lei e da forma que opera, assim elas poderão buscar novidades nos negócios e traçar novos objetivos no mercado", explica Santos.

Para a representante da consultoria ABGI, Pollyana Souza, "a Lei do Bem é um dos principais mecanismos financeiros que tem contribuído para o estímulo no investimento em projetos de PD&I no Brasil. No momento atual, a Lei do Bem se apresenta como um importante instrumento de apoio às empresas na redução dos impactos da pandemia: uma alternativa para redução dos custos tributários, manutenção da área de inovação e de empregos. Nesse sentido, é extremamente relevante para retomada da competitividade das empresas."

"O propósito principal da Lei do Bem é fomentar a inovação. Porém, nesses quase 15 anos desde a sua edição, o cenário mudou. Se hoje as empresas estão inovando por meio de inovação aberta com startups, é natural que seja necessário revisitar o arcabouço legal para refletir essa nova realidade, permitindo que a Lei do Bem possa cumprir seu papel de incentivo à pesquisa tecnológica no Brasil por meio de investimento em Fundos de Investimento em Participações da categoria Capital Semente (FIP – Capital Semente, nos termos da Instrução CVM nº 578/16) ", comenta Franklin Luzes, Vice-Presidente da Microsoft Participações.

Na mesa de debate, estarão presentes:

Pollyana Souza
Diretora de Operações da ABGI

Jorge Mário Campagnolo
MCTIC – Diretor do Departamento de Apoio à Inovação

Francisco Silveira dos Santos
MCTIC – Coordenador de Incentivos e Transferência Tecnológicos

Andriei Gutierrez
Coordenador do Comitê Regulatório da ABES e do Movimento Brasil, País Digital

Franklin M. Luzes Jr.
Vice-Presidente – Microsoft Participações. É o idealizador do FIP BR Startups e do FIP Inova WE, o qual tem como objetivo fomentar o empreendedorismo feminino no Brasil.

Dr. Manoel dos Santos
Diretor jurídico da ABES

SERVIÇO:

Webinar: O uso da Lei do Bem para a competitividade das empresas

Data: 3 de junho

Hora: 14h30

Inscrições: http://www.sympla.com.br/ABESSOFTWARE

Sobre a ABES

ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.

Desde sua fundação, em setembro de 1986, a ABES busca ser relevante para seus associados e referência nacional e internacional do setor de tecnologia. Atualmente, a entidade representa aproximadamente 2 mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 23 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 205 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 61 bilhões em 2018.

Acesse o Portal ABEShttp://www.abes.org.br ou fale com a Central de Relacionamento: +55(11) 2161-2833.

ABES – Contatos para a imprensa:
Weber Shandwick Brasil – abes@webershandwick.com

acesso rápido

pt_BRPT