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  • Objetivo é incentivar o desenvolvimento de programas de Compliance formais nas empresas do setor de TI, assegurando um tratamento  ético dos colaboradores e concorrentes.
  • Agora, o associado da ABES pode aderir ao Canal de Denúncias Independente da Iniciativa Uma Empresa Etica
 
Entidade referência no setor de tecnologia da informação e comunicação no Brasil, a ABES tem fortalecido seu papel de orientar seus associados sobre a necessidade de eles desenvolverem programas de integridade, com regras éticas contra a corrupção, a concorrência desleal, fraudes e diferentes tipos de assédio no ambiente corporativo e no relacionamento com o poder público.
 
“Nossa associação é reconhecida pelo trabalho desenvolvido no combate à pirataria de software e temos ido além. Continuamos empenhados na construção de um mercado mais ético e confiável, desta vez estimulando a adoção de programas de Compliance no setor de TIC, assegurando um comércio justo, sustentável, eficiente e com maior credibilidade”, destaca Rodolfo Fücher, presidente da ABES.
 
Além de renovar seu próprio Código de Ética, criar uma Política de Interação com  os Agentes Públicos,  implantar um Programa de Integridade, ou seja, dando o exemplo, a ABES lançou a Iniciativa "Uma Empresa Ética", direcionada aos associados, por meio da qual eles contam com apoio técnico, jurídico e financeiro para estabelecer um programa Compliance em suas empresas.
 
Apoios jurídico e de Compliance
 
Os associados contam com a orientação do Compliance Officer da entidade e, agora, podem aderir um Canal de Denúncias Independente, serviço seguro, confiável e em conformidade com a Lei Anticorrupção nº 12.846/2013  (Lei da Empresa Limpa). 
 
“A legislação prevê punições severas e uma empresa pode responder por qualquer ato ilícito que a beneficie, inclusive aquele cometido por fornecedores, terceirizados ou funcionários, mesmo sem conhecimento dos seus gestores. Estimulamos uma cultura de prevenção e combate à corrupção, que traz benefícios aos associados, ao mercado e ao país”, explica Carolina Marzano, advogada e Compliance Officer da ABES.
 
Qualquer empresa brasileira está submetida a esta norma e, no Brasil, existem situações nas quais é preciso ter programa de Compliance para se fazer negócios com órgãos públicos ou empresas privadas. Este programa é também fundamental para organizações que visam atuar em outros países ou vender serviços e produtos para multinacionais.
 
 
Apoio técnico e financeiro
 
A assinatura do Canal de Denúncia Independente da Iniciativa “Uma Empresa Ética” está disponível em duas modalidades de planos exclusivamente para os associados da ABES. São eles:
 
  • Silver (gratuito): um usuário administrador, site padrão "Uma empresa ética" e layout padrão;
  • Gold (R$199,00 mensais): três usuários administradores; site padrão "Uma empresa ética" e com  alguma personalização; 
 
Nos três primeiros meses de uso, todos os planos estarão disponíveis gratuitamente para os associados, como forma de incentivar as empresas a aderirem ao programa. 
 
Após este prazo, será cobrado o respectivo valor mensal do plano escolhido. 
 
“Lembramos que o Canal de Denúncia é uma das etapas de um Programa de Compliance, que deve fazer parte de uma política da empresa com engajamento da alta direção. É preciso que o associado desenvolva um Código de Ética, treine periodicamente sua equipe, torne o programa público para os fornecedores e clientes possam aderir ao mesmo, monitore e avalie o programa.
 
A ABES está à disposição dos seus associados para orientá-los nesta jornada”, completa Carolina.
 
Para começar a utilizar o canal é muito fácil: acesse o site www.UmaEmpresaEtica.com.br, clique em "planos", escolha a opção desejada e preencha o formulação com as  informações solicitadas.

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