Compartilhe

O objetivo foi discutir os resultados alcançados e apresentar ações e sugestões de novas parceiras

 
A ABES participou, no dia 4 de junho, da Reunião do Comitê Assessor do Programa Start-Up Brasil, agendada pelo Secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Virgílio Almeida, com o objetivo de discutir com os membros do comitê os resultados alcançados no primeiro ano de atuação do programa, além de apresentar ações e desafios futuros, e oferecer abertura para sugestões de novas parceiras e apoio ao programa.
 
“Enxergamos grandes oportunidades para novos desenvolvedores no mercado de tecnologia brasileiro e acreditamos que incentivos como esse, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), dentro do Programa TI Maior, podem ser decisivos para uma jovem empresa”, afirma Jorge Sukarie, presidente da ABES.
 
Durante o evento, o presidente da ABES teve a oportunidade de apresentar o Programa de Apoio às Incubadoras e Startups, implementado pela entidade. Essa ação permite que jovens empresas possam participar mais ativamente do movimento associativo e receber os serviços fundamentais para que possam acelerar e qualificar seu desenvolvimento.  Com esse programa, a ABES passou a participar ou apoiar a organização e gestão de novos projetos de incubadoras e de fomento a Startups. Passou também a conveniar projetos qualificados já existentes para que possam contar com o apoio do conhecimento setorial, legal e serviços oferecidos aos associados.
 
Programa ABES de Apoio às Incubadoras e Startups
 
“As empresas em fase de incubação por organismos credenciados e aquelas classificados como microempresas, com faturamento anual de até 360 mil reais, podem filiar-se à ABES em condições especiais para participarem plenamente das atividades associativas e também receberem seus serviços e orientações especializadas para que ampliem suas chances de sucesso”, afirma Sukarie.
 
Essas condições passam por isenção das taxas de filiação e pagamento de apenas 50% do valor da menor mensalidade vigente, por um período de até dois anos e a atuação direta da Diretoria de Fomento à Inovação e equipe da ABES na orientação assistida das jovens empresas inovadoras. Ainda nesse período, as empresas participantes poderão usufruir dos serviços associativos sem custo, além de ter acesso gratuito aos eventos diretamente organizados pela entidade.
 
Startup Brasil
 
O Start-Up Brasil, Programa Nacional de Aceleração de Startups, é uma iniciativa do governo federal, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com aceleradoras, para apoiar as empresas nascentes de base tecnológica, as startups.
 
Atualmente, o programa está com as inscrições abertas para a segunda chamada para seleção de startups, cujo objetivo é escolher 150 startups, que receberão um investimento de R$ 40 milhões no total, neste ano. Até o momento, 1.622 projetos foram apresentados ao programa e 118 foram selecionados.

 

acesso rápido

pt_BRPT