Compartilhe

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP Regional Sorocaba, por meio do seu Departamento de Micro e Pequena Indústria (DEMPI), em parceria com a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) e o Sebrae Sorocaba realizaram no dia 29 de abril um ciclo de palestras sobre gestão de Ativos de Software. O evento reuniu empresários, profissionais de Tecnologia da Informação e desenvolvedores de softwares, com o objetivo de despertar o interesse em debater o assunto e alertar sobre os riscos em se ter um software que não seja original, além de mostrar os benefícios do uso correto da licença dos programas de computador para o desenvolvimento do negócio.

O evento teve a participação do vice-diretor do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos; do gerente regional do Sebrae Sorocaba, Carlos Alberto de Freitas; do coordenador do DEMPI, Alcebíades Alvarenga; da Coordenadora Executiva do Comitê de Propriedade Intelectual da ABES, Carolina Marzano; do Diretor Jurídico da ABES, Manoel Antonio dos Santos, de Paulo Camargo, da área de Sistemas de Apoio ao Empreendedorismo da agência INOVA; do Parque Tecnológico de Sorocaba e do representante da Microsoft, Gilberto Moreschi.
Durante o evento, os palestrantes falaram sobre como garantir a segurança dentro da empresa utilizando sistemas e softwares originais, sobre questões jurídicas para se desenvolver um software, sobre pirataria em sistemas, sobre acesso a atualizações e sobre demais benefícios.

Segundo dados de 2012 da ABES, o Brasil ocupa a 7ª posição mundial no mercado de Software e Serviços, e representa 49,1% do mercado de TI na América Latina. De acordo com a Coordenadora Executiva do Comitê de Propriedade Intelectual da ABES, Carolina Marzano, a entidade atua com a iniciativa Empreendedor Legal – www.empreendedorlegal.org.br, que tem o objetivo de alertar os empresários brasileiros sobre os riscos legais, previstos nas leis contra a Concorrência Desleal e defesa da Propriedade Intelectual e possíveis prejuízos técnicos ao investirem em software pirata.
 
“Para garantir a segurança da informação no meio corporativo, é importante estar em conformidade com as leis que regem sobre o uso das licenças de software. Além disso, as empresas que utilizam software ilegal atuam com uma vantagem injusta em relação à concorrência”, esclarece Carolina Marzano.
Segundo o Vice-Diretor do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, trazer esse evento aos empresários e profissionais de Sorocaba e região ajudou a fomentar o trabalho de Tecnologia da Informação de indústrias, além de estimular o uso correto de software. “A segurança dentro das empresas é primordial, por isso, é necessário informação para obter bons resultados”, explica Erly.

Veja alguns benefícios em se obter softwares originais:
– Proteção e segurança de documentos e informações
– Proteção contra vírus, spywares e malwares
– Acesso a atualizações e versões de segurança

acesso rápido

pt_BRPT