Compartilhe


Associação articula convênio de R$ 10 milhões com FINEP e BRDE para construir prédio e sediar empreendimentos no Sapiens Parque até 2016

 

A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) abriu caminho junto ao BRDE e atraiu para Santa Catarina o primeiro convênio concedido no país pela Financiadora de Estudos e Projetos do governo federal (FINEP) para a instalação de pequenas e médias empresas em um parque tecnológico. O financiamento no valor de R$ 10 milhões irá viabilizar a instalação de um prédio de cerca de 8 mil m2 dentro do Sapiens Parque, em Florianópolis, para abrigar empresas de tecnologia de pequeno e médio porte e um polo da ACATE. A obra deve ficar pronta em julho de 2016.

As organizações envolvidas assinaram o convênio nesta terça-feira, 7 de julho, durante o evento VerticAlmoço, realizado no Centro de Inovação Acate – CIA Primavera, em Florianópolis.

O financiamento reembolsável foi viabilizado a partir do Inovacred, da FINEP, operado pelo BRDE, que concede recursos de longo prazo a empresas e projetos inovadores com juros, condições e tarifas diferenciados. As empresas catarinenses farão o pagamento em cerca de 8 anos. De acordo com Rodrigo Coelho, analista da FINEP, a sinergia com as organizações e a ACATE na entrega das informações e documentos levou a operação ao sucesso. “Em 18 anos de investimento voltado à inovação, é a primeira vez que um projeto que envolve construção para a instalação de pequenas e médias chega a esse resultado. Após a primeira experiência, vale encorajarmos os empresários, porque as próximas iniciativas tendem a ser muito mais céleres”, declarou o representante da FINEP.
 
O presidente da ACATE, Guilherme Stark Bernard, indica que a associação pretende incentivar muitas outras empresas e parcerias para replicar o modelo. “Temos que compartilhar o projeto, agora pioneiro no Brasil. O grande interesse da ACATE é ser uma facilitadora e ajudar a multiplicar os ambientes de inovação em Santa Catarina”, endossou.
 
A partir do convênio, a associação receberá do Sapiens Parque, proprietário do terreno, a cessão de uma área de aproximadamente 450 metros quadrados, para a qual a ACATE estuda o uso.
 
José Eduardo Fiates, diretor-executivo do Sapiens Parque, avalia que a conquista com a articulação da ACATE estabelece um novo modelo de cooperação em Santa Catarina. “O investimento em infraestrutura com aporte de terceiros e uma taxa de juros competitiva favorece negócios que representam a maioria das empresas catarinenses, pequenas e médias, que não podem se descapitalizar para construir”.

 
A edição de julho do VerticAlmoço recebeu o presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC), Roberto Rogério do Amaral, que palestrou sobre os novos projetos da entidade, os desafios da atual gestão e as possibilidades de parceria com empresas do setor tecnológico.

acesso rápido

pt_BRPT