Compartilhe

Os levantamentos trazem dados que ajudam os gestores na implementação de ações, focadas nesse período turbulento, e, também, na retomada das atividades

Visando a apoiar os clientes na adoção de iniciativas que resguardem a saúde dos trabalhadores, diante da Covid-19, a ADP, empresa global em soluções de Folha de Pagamento e Gestão do Capital Humano, elaborou relatórios que fornecem insumos para gestores identificarem colaboradores que fazem parte do grupo de risco.

O vice-presidente de R&D e Produtos Latam da ADP, Daniel Abreu, explica que os relatórios foram construídos com base na experiência dos profissionais especializados nas áreas de Recursos Humanos, Saúde e de Segurança da ADP, desde do começo da situação causada pela Covid-19. O objetivo central, de acordo com o executivo, foi trazer, de forma mais simples e objetiva, dados que pudessem auxiliar os clientes neste momento em que a tomada de decisão necessita ser rápida e precisa.

Cada cliente, dentro de sua base de dados, poderá extrair informações por meio de relatórios de dados de seus colaboradores, com informações relacionadas a faixa etária, condições clínicas de maior risco (doenças prévias e que, associadas a outra enfermidade, tem maior chances de complicações), gestação, pós-parto (puerpério), usuários de transporte público, entre outros.

"O intuito foi desenvolver um relatório amplo, que atendesse às empresas, independentemente de porte ou segmento. Por este motivo, além de possuir uma usabilidade simples, alguns relatórios permitem adequações de acordo com a necessidade da companhia como, por exemplo, filtro por faixa etária e histórico de comorbidades apontadas em afastamentos passados, entre outros ", explica Abreu. "A ideia é que os gestores consigam extrair, de forma rápida e objetiva, os dados necessários para traçar o cenário e estratégia de sua companhia e implementar ações mais adequadas para proteger seus funcionários", destaca.

Retomada ao trabalho

O vice-presidente de R&D e Produtos Latam da ADP destaca, ainda, que os relatórios serão fundamentais para as empresas elaborarem seu plano de retomada às atividades. "O processo de volta será diferente em cada região do Brasil. Por exemplo, dentro do mesmo grupo econômico, de nossos clientes, podem ter empresas que já estão em cidades classificadas em fase 2 ou 3 do plano de flexibilização local, enquanto outras podem estar em localidades ainda com maiores restrições de deslocamento e riscos associados", pontua.

Segundo Abreu, com este cenário mapeado, os empresários conseguem identificar, por exemplo, quais funcionários precisam seguir em home office neste momento e, também, quais adaptações terão que ser realizadas no ambiente de trabalho para preservar a saúde de quem, ainda, pertence a grupo ou situações de risco.

acesso rápido

pt_BRPT