Compartilhe
O Inohub visa trabalho colaborativo e troca de conhecimento
  
A Anpei – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras – colocou em operação o Inohub, uma rede social que possibilita este tipo de interação entre seus associados.
 
"O Inohb une pessoas e organizações para estimular a inovação no Brasil, já que a colaboração em rede alavanca, potencializa e muitas vezes viabiliza o desenvolvimento de produtos, serviços e soluções", afirma Carolina Matos, uma das líderes do projeto na Anpei. "O desenvolvimento de soluções em inovação depende cada vez mais da troca entre diferentes áreas de conhecimento, sem fronteiras geográficas – algo que a colaboração em rede virtual possibilita", ressalta.
 
Em seu formato, o Inohub é uma rede social, com algumas similaridades com o Facebook. O usuário faz seu perfil, encontra pessoas e pode participar de várias comunidades de inovação. "Para cada tema, a rede possui uma comunidade aberta – voltada para a colaboração livre – e outra restrita, com foco na construção de conhecimento por uma equipe específica", explica Carolina.
 
O projeto inclui ainda comitês temáticos, que se reúnem periodicamente para discutir e mapear as melhores práticas de inovação com o objetivo de disseminá-las aos demais associados, seja por meio de apresentações no evento anual da Anpei, seja por meio da publicação de guias. Com o Inohub, a expectativa é intensificar os trabalhos dos comitês, uma vez que os profissionais poderão trocar informações tanto nas reuniões presenciais como por meio da rede. Atualmente, os assuntos abordados são sobre gestão de propriedade intelectual, fomento à inovação, interação ICT e empresa, inovação em serviços, e P&D de alta performance.
 
"Em 2014, vamos dar início à segunda fase do Inohub, na qual abriremos a rede para outros stakeholders", conta Carolina. Entrarão no Inohub membros de entidades como o Sebrae, a Anprotec, universidades brasileiras e estrangeiras, financiadores de inovação, o governo do Brasil e de outros países, entre outros atores.
 
Constituída por 168 empresas que investem continuamente em pesquisa, desenvolvimento e inovação, de diversos portes e setores, a Anpei reúne os líderes das cadeias produtivas do Brasil, a exemplo da Petrobras, Vale, Braskem e Natura. Cerca de 80% investimentos privados em inovação no Brasil são feitos por empresas associadas à Anpei. Entidades que dão suporte às atividades de inovação, como universidades, institutos de pesquisa, federações de indústria e órgãos de governo, também integram a Associação. No total, são 265 associados.
 
Para participar do Inohub, a empresa precisa ser associada da Anpei. Cada associado tem uma quantidade de acessos proporcional ao seu porte. As organizações de maior porte podem ter até 100 acessos gratuitos. Entre os associados da Anpei, 48% são grandes empresas. Mais informações: inohub@anpei.org.br.
 

acesso rápido

pt_BRPT