Compartilhe

 


Publicação lançada pela Vertical Agronegócios da ACATE cruza
dados socieoeconômicos e auxilia empresários e produtores na tomada de decisão

 
A Vertical Agronegócios da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) lançou nesta terça-feira (03.06), em Florianópolis, o anuário Agronegócio e Tecnologia 2014, documento que cruza dados socioeconômicos do setor em Santa Catarina e também traz informações sobre o investimento público e a representação política nas esferas estadual e federal. Segundo o diretor da Vertical, Clovis Rossi, a pesquisa inédita, que conta com o apoio do Sebrae/SC, pretende sanar um dos gargalos para o desenvolvimento do setor: a defasagem e a dificuldade de acesso a informações. “Empresários e produtores precisam de dados consolidados e atualizados para desenvolver suas estratégias de negócio e para tornar as tomadas de decisão mais assertivas”, explica.
 
A publicação tem 10 capítulos e foi desenvolvida nos últimos nove meses. Foram consultadas fontes oficiais, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Para o presidente da Cidasc, Enori Barbieri, o setor do agronegócio é muito maior e mais complexo do que conhecemos, mas os números disponíveis sobre ele, pela defasagem, causam distorção de cenário.
 
O lançamento do anuário foi realizado durante o Verticalmoço da ACATE, evento mensal de networking da entidade, com transmissão ao vivo pela internet. Na ocasião, o vice-presidente da ACATE, Everton Gubert, apresentou ao público o histórico e dados atuais da Associação e destacou as principais linhas de ação da entidade: mercado, inovação e educação. Gubert também abordou a atuação das Verticais de Negócios da ACATE, apresentando os números da Vertical Agronegócios. O grupo de nove empresas faturou R$ 42 milhões em 2012.
 
Além de empresários, o encontro reuniu representantes de entidades do setor, como a Companhia Integrada Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Associação dos Bananicultores de Corupá, o Sindicato Rural de São José, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, a Associação de Maricultores de São José, a Associação dos Famicultores do Brasil, Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, ONG FloripAmanhã, Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável e Softex.

acesso rápido

pt_BRPT