Compartilhe

Gratuito, o app traz instruções para a gestão efetiva das licenças de software corporativas, reduzindo riscos de não-conformidade e custos desnecessários

Recentemente lançado pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) em seu portal, o Manual de Gestão de Ativos de Software agora também está disponível no iTunes, por meio de um aplicativo criado, exclusivamente, para iPads. “Gratuito, esse guia interativo foi desenvolvido para orientar as companhias a alcançarem um gerenciamento efetivo de seu parque de software, ajudando-as a aprimorar processos e realizar investimentos conscientes. A versão mobile facilitará o acesso dos gestores ao conteúdo”, comenta Jorge Sukarie, presidente da ABES.
 
 
O manual interativo traz informações de como uma empresa pode manter a conformidade de políticas de licenciamento, a legislação em vigor e também os erros mais comuns cometidos por empresas no momento do licenciamento. Por meio de uma gestão eficaz que se atente a esses detalhes, a empresa consegue evitar desperdícios de investimentos ou até mesmo despesas futuras.
 
O documento lista quatro passos para iniciar um processo de gestão de ativos de software, divididos em: Inventário; Comprovação de propriedade da licença; Verificação contínua da conformidade; Gestão de inventário de ativos de software. O primeiro passo permite identificar as instalações de software não autorizadas e, quais licenças não foram utilizadas. A segunda etapa consiste em comprovar a titularidade das licenças adquiridas. Já o terceiro passo, tem o objetivo de assegurar a utilização dos ativos dentro da empresa. A quarta e última etapa busca gerir, por meio dos dados levantados, a quantidade de software ativo.
 
 
“Com um ambiente de TI organizado, a empresa aloca de forma efetiva os investimentos em equipamentos e softwares, e consegue decidir se deve adquirir novas licenças ou cancelar as que podem estar em desuso”, explica Jorge Sukarie.
 
Auditoria interna para evitar prejuízos
 
“É comum nas empresas, os empregados instalarem software sem o correto licenciamento. Entretanto, o que poucos sabem é que o responsável por manter o parque tecnológico legalizado é o proprietário da empresa. A lei brasileira determina que cabe ao empresário responder qualquer irregularidade dentro da companhia, inclusive as praticadas por funcionários. Por tanto, a melhor forma de evitar prejuízos é investir numa auditoria interna e fazer programas de conscientização sobre os riscos da pirataria de software”, finaliza Sukarie.
 
O aplicativo encontra-se disponível, exclusivamente, para iPads pelo iTunes: https://itunes.apple.com/pt/app/manual-abes-gestao-ativos/id916249309?mt=8.
 

acesso rápido

pt_BRPT