Compartilhe

 

Desenvolvido pela Fidelity Mobile licenciado para a Assembleia Legislativa do Mato Grosso (ALMT), o aplicativo traz tecnologias disruptivas desenvolvidas que potencializam o engajamento, a colaboração, e a interação entre o cidadão, o ambiente e o governo
 
Imagine se o cidadão pudesse interagir diretamente com cada deputado e apresentar suas demandas e preocupações sociais sem custos, sem barreiras, sem intermediários? A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) tornou isso possível por meio do app ALMT Interativa, desenvolvido pela Fidelity Mobile para as plataformas Android, iOS e Windows Phone, disponível para os idiomas português, inglês e espanhol. O aplicativo tem por objetivo transformar a forma como os cidadãos interagem e colaboram com o governo.
 
Ao desenvolver o app ALMT Interativa, a Fidelity Mobile procurou ir além da criação de um mero canal de informação para o cidadão e procurou transformá-lo em um verdadeiro meio de comunicação, colaboração, interação e engajamento social. É o único aplicativo de governo no mundo que permite que o cidadão fale diretamente com o seu deputado e com a assembleia legislativa sem custos, ou converse com outros usuários por meio de um chat similar aos serviços de mensagens online conhecidos no mercado. “Não queríamos criar um aplicativo para ser apenas uma reprodução do Diário Oficial, mas, principalmente, oferecer uma tecnologia verdadeiramente cidadã”, afirma Valdemar Mendonça, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Fidelity Mobile.
 
Tecnologias Disruptivas
 
Por trás do app, existe um projeto de inovação aprovado com mérito científico pela Fidelity Mobile no programa TECNOVA, gerido pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Mato Grosso (FAPEMAT). Este projeto gerou tecnologias disruptivas inéditas no mundo:
 
  • Chat Deputado + Chat Cidadão: Trata-se de uma ferramenta de conversação ou bate papo em tempo real com os mesmos recursos dos serviços de instant messenger tradicionais, como o Whatsapp, que possibilita o envio de mensagens de texto, arquivos, dos cidadãos com os deputados e a assembleia. Para atender aos requisitos da Constituição e do Marco Civil da Internet, todo usuário faz um cadastro prévio antes de utilizar este serviço;
 
  • Web Chat: Sistema para o atendimento das interações do Chat Deputado por meio da intranet integrado ao app. Por meio dele o gabinete do deputado e os setores da assembleia legislativa podem realizar o atendimento a todos os cidadãos;
 
  • Funções sem e com internet: Todos os serviços do aplicativo podem ser utilizados sem internet via SMS sem custos para o cidadão;
 
  • Funções   offline:  o app permite a navegação sem internet, sem bugs superando um dos grandes problemas do atual ecossistema de aplicativos pois a grande maioria dos apps no mercado mundial exigem uma conexão constante com a internet para realizar funções simples de como abrir, navegar, acessar menus.
 
  • Gamificação: inserida no app com o objetivo estimular os jovens a se engajarem nas questões políticas. Ao interagir com o app os cidadãos ganham pontos, sobem no ranking, conquistam troféus e concorrem ao título de cidadão colaborativo.
 
Essas tecnologias foram pensadas para assegurar a comunicação e o engajamento entre sociedade civil e o Poder Legislativo a todo momento. Por um lado, viabiliza que o cidadão possa falar com o deputado independentemente da disponibilidade de sinal de dados ou WiFi. Por outro, simplifica a gestão desta interação por parte do gabinete do deputado e da Assembleia Legislativa, por meio de uma ferramenta que evita a formação de uma fila de interações em aberto.
 
Sobre a Fidelity Mobile
Fundada em agosto de 2006, a Fidelity Mobile é uma empresa de tecnologia e inovação, que acumula know-how na gestão do conhecimento. Com base nesta experiência disruptiva, a empresa desenvolveu uma plataforma tecnológica mobile inovadora, social e sustentável. Foi ganhadora do Prêmio FINEP de Inovação em duas ocasiões, 2010 e 2013, e em duas categorias: Micro e Pequena Empresa e Gestão da Inovação. Também em 2010 a empresa foi eleita para o World Summit Award (WSA MOBILE CONTENT 2010) o maior Prêmio de Mobilidade do Mundo, realizado em Dubai (Emirados Árabes Unidos), em parceria com as Nações Unidas (ONU), como sendo o melhor case brasileiro na categoria “M-Government & Participation”.
 
Ficha Técnica do Projeto:  
 
Modalidade: Projeto de Pesquisa
Projeto: Mato Grosso Mobile
Área: Inovação Tecnológica
Convenio Finep nº. 05.13.0112-00
Processo nº. 173501/2014
1% dos Royalties retornam ao Estado
 
O objeto deste CONTRATO é a concessão de recursos financeiros na modalidade de “SUBVENÇÃO ECONÔMICA” não reembolsáveis pela CONTRATANTE aCONTRATADA para execução do Projeto “MATO GROSSO MOBILE” (ciências exatas e da terra e ciências da computação) doravante denominado simplesmente PROJETO, processo nº 173501/2014, conforme PLANO DE TRABALHO aprovado pela CONTRATANTE, constante no termo de aplicação.

acesso rápido

pt_BRPT