Compartilhe

A primeira resposta da integração entre ACM e ACATE será a criação de uma comissão de tecnologia para definir uma agenda de trabalho a partir dos primeiros dias de 2018

 

Medicina e tecnologia passam a caminhar juntas a partir de agora em Santa Catarina, em benefício da saúde da população e do empreendedorismo no estado. A parceria firmada entre a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) visa gerar soluções aos desafios da gestão da saúde pública ou privada e criar ferramentas para o desenvolvimento da medicina. Numa verdadeira sinergia entre as entidades, a ação reafirma a posição de pioneirismo do polo de tecnologia da informação instalado na capital do estado e dá início ao cumprimento da meta de inovação da nova gestão da ACM, há dois meses à frente da entidade.
 
O termo de parceria foi assinado na última sexta-feira (15), pelos presidentes da ACM, Ademar José de Oliveira Paes Junior, e da ACATE, Daniel Leipnitz, ao lado de diretores e associados das entidades, na sede da associação médica, em Florianópolis. A primeira resposta da integração será com a criação de Comissão de Tecnologia da ACM, que vai definir uma agenda de trabalho a partir dos primeiros dias de 2018. Um evento estadual para o conhecimento das potencialidades da união dos setores também já está sendo planejado, assim como encontros entre os profissionais das duas áreas.
 
De acordo com o presidente da ACM, a meta é potencializar projetos tecnológicos que atendam necessidades na assistência da população e respondam demanda do mercado de serviços de saúde, que já representa cerca de 10% do PIB brasileiro. “Vários são os benefícios da parceria firmada, que certamente vai encontrar soluções importantes para a assistência da população. Além disso, já está na hora da medicina ser entendida como geração de riqueza, na criação de produtos e na realização de pesquisas, entre outros valores de suma importância para o estado e o país”.     
 
Para Walmoli Gerber Júnior, diretor da Vertical Saúde da ACATE, a parceria tem como objetivo formar conhecimento sobre tecnologia em saúde e estruturar um fundo de inovação nesta área. "Assim, médicos podem colaborar como consultores, mentores e investidores", explica.
 
Para o presidente da ACATE, a parceria será um vetor de desenvolvimento e poderá atuar em projetos também para a prevenção na saúde, assim como para o uso adequado da tecnologia, evitando desperdícios e prejuízos à saúde da população. “A integração entre as associações é um marco. Mais uma vez podemos fazer de Santa Catarina uma referência e levar para além das fronteiras do estado os valores que serão gerados a partir daqui”.  

acesso rápido

pt_BRPT