Compartilhe

Confira principais pontos da palestra da ABVCAP, ABES Organizada Pela

 

Muitos empreendedores querem conseguir recursos para alavancar o crescimento de suas empresas. Esta é uma preocupação tanto de empresários iniciantes como também daqueles que já estão há mais tempo comandando um negócio. Mas, quais são os caminhos para se concretizar este projeto?

Com o intuito de contribuir na escolha e tomada de decisão, além de apresentar informações aos seus associados, a ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software promoveu, no dia 18 de fevereiro, uma palestra com representantes da ABVCAP – Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital, uma entidade sem fins lucrativos, que atua no fomento da atividade de investimento de longo prazo no País, nas modalidades abrangidas pelos conceitos de private equity, venture e seed capital. A entidade conta com, aproximadamente, 220 sócios – gestores de fundos, investidores e membros associados (tanto pessoas físicas como jurídicas).

Atrair investidor exige preparação e habilidade de compartilhar gestão

Christian de Castro e Ângela Ximenes, da ABVCAP; Jamile Sabatini Marques,
da ABES, e José Menezes, do CNPq

A superintendente executiva da ABVCAP, Ângela Ximenes, abriu as atividades, lembrando que a associação atua para criar um ambiente de networking, estimulando o desenvolvimento sustentável de parcerias e a interação entre os participantes.

A palestrante lembrou que existem vários fundos focados em empresas de TIC – tecnologia de informação e comunicação. Ela citou como exemplo a GM Ventures, fundo da montadora, que está em busca de companhias que atuem com tecnologias para o setor automotivo. “É importante o empresário estudar bastante este mercado, para entender o estágio de seu negócio, o perfil de sua empresa, onde pode inovar e o que oferecer como retorno aos investidores. É um processo que exige preparação e muita negociação. Temos fundos mais indicados para empresas novas e outros para as que já estão no mercado”, esclareceu.

Venture Forum

O consultor de empresas da ABVCAP, Christian de Castro, explicou aos participantes um dos trabalhos realizados pela associação: o Venture Forum, um processo estruturado de aproximação entre empresas e potenciais investidores, que envolve várias etapas, e que é finalizado com um evento. O próximo é o Venture Forum RioContentMarket, que acontecerá no dia 11 de março, na capital fluminense.

“Para o Venture Forum, selecionamos um grupo de empresas com potencial e realizamos a capacitação dos empresários. Orientamos o empreendedor a se comunicar e apresentar seu diferencial e objetivos de forma clara, Depois, reduzimos este grupo, para aquelas que avaliamos estarem mais preparadas”, comentou. O treinamento envolve, inclusive, a organização das ideias e o aperfeiçoamento do modelo de negócios. 

Atraindo investidor

O que o investidor procura? Ele quer negócios que sejam inovadores, tenham diferencial para promover vantagens competitivas, atuem em mercado com altas taxas de crescimento e que seja grande para permitir a entrada de novas empresas e que a empresa investida tenha rentabilidade, ou seja, lucro operacional.

“Outro fator importante é a equipe de empreendedores. Ela deve entender o mecanismo de funcionamento desta relação que se estabelece. Terão que compartilhar a gestão e implementar mecanismos de governança corporativa. O aporte de um fundo é mais do que apenas obtenção de investimento”, ressaltou o consultor da ABVCAP. 

Christian incentivou os associados da ABES a se inscreverem no banco de dados da ABVCAP, pois a entidade recebe consultas periódicas de investidores e costumam selecionar e indicar empresas deste cadastro. Esta indicação não está relacionada com o Venture Forum. É uma prestação de serviços para promover aproximação.

Entre os dias 14 e 15 de abril, a entidade promoverá o Congresso ABVCAP 2014, no Rio de Janeiro, considerado o maior encontro de private, venture e seed capital da América Latina, que reunirá mais de 600 players dos cenários nacional e internacional.
Mais informações no site: www.abvcap.com.br
 
   

acesso rápido

pt_BRPT