Compartilhe

 
Ana CecíliaTobias Ribeiro, CEO do AutoDoc

SaaS, DevOps e mobilidade. Nenhum desses modelos e conceitos são novos para o Autodoc, empresa associada da ABES que tem um portfólio de softwares especialistas para o mercado da construção civil. Fundada em 2003, a companhia tem, hoje, sete linhas de produtos que compõem o seu portfólio. “O nosso principal produto é o AutoDoc Projetos, um SaaS para colaboração e coordenação online de projetos de edificações, que traz todas as informações que os construtores e projetistas necessitam já pré-configuradas”, informa Ana Cecilia Tobias Ribeiro, Engenheira Civil pela Poli-USP e CEO do AutoDoc.

Outro produto do portfólio é o AutoDoc GD4, lançado em 2017, um software que está focado no compliance de documentação legal e fiscal das empresas fornecedoras de serviços em canteiros de obras e dos seus respectivos colaboradores que, muitas vezes, podem gerar problemas de passivo trabalhistas às construtoras. “Essa solução conta também com o nosso sistema de controle de acesso aos canteiros, integrado ao GD4, e que utiliza internet das coisas como o drive da solução”, esclarece Ana Cecilia.

Aprendizado e escalabilidade
 
A executiva explica que quando iniciou o atendimento dos clientes via SaaS, esse modelo de negócios não era tão conhecido e disseminado. “Como fomos pioneiros com SaaS, de certa forma aprendemos com a mão na massa. Apesar de adotarmos metodologias de trabalho bem definidas e de mercado, os acertos e erros foram os nossos melhores mestres”, ressalta.

Aprendizado não faltou ao longo da trajetória da empresa. “Aprendemos ainda que a infraestrutura é uma parte muito crítica do negócio e precisa estar muito bem integrada com a área de desenvolvimento. Por isso, valorizamos muito a nossa área de DevOps, que tem crescido nos últimos anos e alcançado maturidade, dando muito suporte e base de crescimento para os nossos produtos”, informa Ana Cecília.

A mobilidade também gerou uma curva de aprendizado, que teve início há 10 anos. “Quando oferecemos uma solução de mobilidade ao cliente, ela passa a ter uma espécie de vida própria, cujo comportamento de atendimento e tomada de decisões para correções e treinamentos não se comporta mais como um simples SaaS, pois os devices têm muitas diferenças entre si e lidamos com transmissão de grande quantidade de dados por equipamento, o que agrega muitas características particulares a este tipo de aplicação, bem como necessidades de banco de dados e de infraestrutura”, pondera.

Sobre o desenvolvimento de softwares para o segmento da construção civil, a CEO alerta que escalar soluções muito técnicas e focadas é sempre um grande desafio, pois a viabilidade de uma solução se configura em uma curva longa para atingir bons resultados. “Temos percebido que as empresas estreantes neste mercado acreditam, muitas vezes, que basta ter um código escrito para já garantir o bom resultado de seu trabalho. Na verdade, uma empresa, independentemente de ter o rótulo de startup, não pode estar ligada somente a um código. Nosso mercado é muito mais que isso. Os investimentos em pesquisa de novas tecnologias e desenvolvimento de novos produtos são altos”, ressalta.

Recuperação econômica

Ana Cecília considera que esse segmento de software sofreu muito nos últimos anos, porque o setor de construção civil foi fortemente afetado pela crise econômica do país. Mas, a executiva aposta que em 2018 haverá uma melhora e o ajuste da macroeconomia brasileira. “O setor da construção tem sinalizado esta tendência de recuperação para o próximo ano, e acreditamos que, até lá, as empresas do mercado imobiliário já terão lidado com um dos seus maiores problemas da atualidade: os altos estoques de unidades”, avalia.

O Autodoc tem, atualmente, uma carteira de, aproximadamente, 1.200 clientes em todo o Brasil, com maior concentração na região Sudeste. Seu portfólio permite atender tanto as companhias de capital aberto como também as médias e pequenas empresas. Tem clientes em Portugal, Espanha, Chile e Paraguai, mesmo sem ter implementado um projeto de internacionalização, que está previsto para 2019.

Conheça outros produtos do portfólio do Autodoc

AutoDoc Qualidade: colabora com empresas construtoras e incorporadoras no controle de seu sistema de gestão da qualidade, segurança e meio ambiente, promovendo a gestão automatizada da ISO 9000, 18000 e 14000 ou o PBQP-H (Certificação do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat). É um sistema muito prático, com um ótimo custo-benefício, que traz uma série de controles, como o de não conformidades, treinamentos, auditorias, documentos, diário de obras, entre outros.

AutoDoc FVS: permite a inspeção da qualidade de serviços em obras de forma muito ágil e prática, por meio de mobilidade, linkado a dashboards e relatórios que ajudam na gestão da obra. Este sistema já foi utilizado por mais de 2.000 canteiros de obras em todo o Brasil, e tem uma maturidade elevada, também com um ótimo custo-benefício para as empresas construtoras.

Além destes produtos, a empresa também oferece uma linha destinada a Controles Técnicos, que englobam o AutoDoc Green (controle de resíduos em canteiros de obras), o Autodoc Cockpit (controle de metas de planejamento), o AutoDoc Controle Tecnológico de Concreto e o AutoDoc Check-List, de Segurança do Trabalho. Outros produtos destinam à etapa de pós-obra, como o AutoDoc SAT, que faz a gestão da assistência técnica da unidade entregues pela construtora para os moradores; e o AutoDoc Entrega de Unidades, que permite o acompanhamento do status de finalização das unidades edificáveis até a entrega final.

 

acesso rápido

pt_BRPT