Compartilhe


Projeto padronizou as ferramentas de escritório e e-mail

 

A Brasoftware, uma das principais provedoras de tecnologias do país, desenvolveu um projeto inédito para o setor de saúde no estado do Espírito Santo. A Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (AEBES), por meio do Hospital Evangélico de Vila Velha, se tornou a primeira instituição deste segmento a migrar 100% dos e-mails e suíte dos aplicativos de escritório para a nuvem com o Office 365 da Microsoft, sob o modelo SaaS (Software as a Service – Software como Serviço).
 
A AEBES, associação sem fins lucrativos, é gestora de três importantes hospitais no Estado – o Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), hospital próprio; a Maternidade Municipal de Cariacica (MMC); além do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neve (HEJSN), em Serra, o maior hospital público na região. O grupo conta com cerca de 2,8 mil funcionários diretos, número que aumentou nos últimos anos com o franco crescimento da instituição. Esse fato reforçou a necessidade de uma infraestrutura de TI de ponta para suportar a demanda. O principal motivo da adoção do Office 365 foi adequar os produtos e facilitar a administração do software de produtividade e mensageria, que ganhou segurança, alta disponibilidade, padronização dos aplicativos e agilidade.
 
“Quando iniciamos as primeiras ideias do projeto, nossa necessidade principal era apenas a padronização dos produtos Microsoft utilizados pelo HEVV. Tínhamos diversas versões de programas diferentes e que não eram compatíveis. Nessa busca por soluções, visualizamos o Office 365 na nuvem como uma excelente opção. Fizemos um estudo minucioso e verificamos que, na época, se comprássemos o Office vendido em “caixinha”, por exemplo, até seria mais barato, mas já correríamos o risco de, praticamente no ato da compra, o produto ficar obsoleto. A escolha pelo correio arquivado na nuvem foi uma enorme vantagem mantermos a versão sempre atualizada, mediante contrato de licenciamento com a Brasoftware”, declarou Fabrício Fávaro, diretor de Tecnologia e Inovação do Grupo AEBES.
 
O Office 365 garante a atualização do sistema à medida que novas versões são disponibilizadas pela Microsoft. Outra vantagem importante para o projeto foi a implementação do Exchange para o servidor de e-mail. O HEVV não contava com serviço de correio eletrônico interno. Buscar essa centralização era um investimento necessário e iminente. No Office 365, o Exchange veio suprir essa necessidade, levando as contas para a nuvem, que, além de prover alta disponibilidade, também reduz custos com servidor de e-mail.
 
Instituição pioneira
 
Além dos desafios que uma migração como essa normalmente traz, outro quesito enfrentado pelas equipes foi uma mudança de paradigma da própria associação. A AEBES tem a inovação em seu DNA, sempre adquirindo tecnologias de ponta para os hospitais, mas o investimento em nuvem ainda era algo novo e que poderia trazer certa resistência no início.
 
“A AEBES é uma instituição tradicional, mas que enxerga a inovação como algo muito positivo.  Estudamos muito sobre o assunto e sabíamos que o futuro era a migração para a nuvem, então decidimos encarar e desenvolver este projeto internamente junto à superintendência. Conseguimos mostrar as vantagens e ganhar o voto de confiança para seguirmos adiante. A Brasoftware foi muito importante neste quesito”, comentou Fabrício Fávaro.
 
Para a Brasoftware, a iniciativa é pioneira em uma região muito relevante para a companhia, que atua no estado do Espírito Santo desde 2012. “Observamos essa evolução do Grupo AEBES e visualizamos essa necessidade de crescimento também em infraestrutura de TI. A instituição abraçou a causa e se tornou pioneira no setor hospitalar com adoção de soluções Microsoft em nuvem. Outros importantes hospitais de maior porte do estado do Espírito Santo ainda não têm praticamente nenhuma solução nesse sentido, por exemplo”, declarou Gustavo de Paula, gerente regional da Brasoftware.
 
Padronização
 
Uma das principais vantagens do projeto para a AEBES foi a padronização do correio eletrônico. “Criamos o domínio AEBES e os usuários foram centralizados por meio do nosso servidor no Exchange. Isso ajudou bastante, porque todos conseguem utilizar em qualquer uma das nossas unidades”, completou Fabrício.
 
Após a implementação, todos os programas do pacote Office disponíveis para a AEBES estão no mesmo padrão e versão. O que anteriormente causava problemas para os usuários, com edições diferentes e incompatíveis, hoje é mais uma vantagem para a companhia, com a padronização das aplicações.

acesso rápido

pt_BRPT