Compartilhe
 

A SAP Brasil acaba de concluir um projeto realizado em conjunto com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), organização não-governamental e sem fins lucrativos, que trabalha para promover o desenvolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da de cerca de 40 mil moradores de 576 comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. Com a ajuda da SAP Brasil, a FAS começou a usar o SAP Lumira, uma solução tecnológica que não apenas lhe desse a capacidade de análise e visibilidade de dados, mas que fosse simples de usar e implementar, dispensando a necessidade de altos investimentos em infraestrutura e manutenção.
 
De acordo com Virgílio Viana, superintendente geral da FAS, a organização precisava de uma solução que permitisse mais agilidade e rigor na análise e avaliação de indicadores e métricas. “Não apenas para otimizar ações, como também para aumentar a transparência”, afirma Virgílio. Com a liderança de área de Responsabilidade Social e Corporativa (CSR) da SAP, 80 funcionários da SAP agora se apoiam na solução SAP Lumira para analisar dados e gerenciar ações e investimentos na região.
 
O sistema antigo da Fundação armazenava os dados dos programas de forma descentralizada, fazendo com que o processo de análise consumisse mais tempo. “A descentralização da informação dificultava não só a gestão dos projetos em si como também a comunicação com parceiros. Além disso, Lumira nos permite assegurar mais transparência e eficiência no uso de recursos e investimentos”, explica Virgílio.
 
FAS e os especialistas da SAP definiram juntos que o SAP Lumira seria a solução ideal para atender às necessidades da instituição “É uma ferramenta de business intelligence que chamamos de self-service: o cliente define os painéis de visão e métricas que deseja ter configurados. A partir daí, qualquer usuário consegue acessar e analisar as informações. Não é necessário nenhum conhecimento técnico”, explica Rogério Ceccato, gerente de pré-vendas da SAP Brasil.
 
O SAP Lumira foi doado à FAS pela SAP como parte do projeto liderado pela área de CSR. Conduzida por três profissionais da SAP, 12 representantes das áreas de projetos da FAS e três especialistas da parceira de integração Ramo Sistemas, a implementação foi concluída em quatro meses. Os especialistas consolidaram todos os dados no SAP Lumira em menos de um mês e configuraram dez painéis para visualização em nuvem. “O SAP Lumira rodando em cloud garante mais estabilidade e disponibilidade da solução, além de implicar menos investimentos em infraestrutura e uma manutenção mais simples e com melhor eficiência de custo”, avalia Renato Amaro, executivo do centro de excelência analítica da SAP.
 
Atualmente, os colaboradores e gestores da FAS inserem todas as informações sobre as comunidades e os projetos diretamente no SAP Lumira. Além dos dez painéis configurados inicialmente, os gestores conseguem facilmente criar novas visões, estabelecer indicadores, métricas e opções de análise de dados conforme suas necessidades. “Hoje, temos informação centralizada e disponível para análise em tempo real, mesmo quando estamos falando de comunidades a horas de distância de barco da capital”, celebra Viana.
 
“Dados que antes levavam mais de duas semanas para serem consolidados hoje visualizamos em tempo real, tais como as informações coletadas em relatórios para a Ministra do Meio Ambiente e Clima da Noruega, Tine Sundtoft, em visita à FAS em setembro. Além de analisar dados e fazer projeções”, diz o executivo. Com isso, o SAP Lumira permitiu à FAS consolidar e analisar dados rapidamente, garantindo ações mais eficientes e preventivas. “Também conseguimos identificar soluções mais eficientes para a melhoria dos indicadores de geração de renda, saúde e educação”, exemplifica Viana, lembrando que há comunidades que ficam a várias semanas de viagem de barco da capital Manaus.
 
Com o SAP Lumira, a FAS agora conta com informações consolidadas sobre as comunidades. Os gestores atualmente têm uma visibilidade completa de quem são as pessoas assistidas pela instituição – quantos são crianças, quantos adultos, qual o sexo e o histórico de atendimentos em seus projetos de desenvolvimento social, de saúde e educacional. “Sabemos quantos são, onde estão e quais as suas reais necessidades. O Lumira permite que organizemos os dados. No Projeto de Primeira Infância, por exemplo, percebemos a necessidade de pedir a voluntários para entrar os dados no sistema e acompanhar em tempo real. Também acompanhamos em detalhes a evolução dos projetos, tomando decisões cada vez mais acertadas”, explica Viana. “Com isso, otimizamos investimentos, priorizamos ações e asseguramos o atendimento mais eficiente e eficaz às mais de 40 mil pessoas beneficiadas pela FAS, numa área de 10,8 milhões de hectares”, completa Viana.
 

“Ver bons resultados em um projeto como esse, em uma ONG com um trabalho tão impactante, é muito gratificante. Além de ser um desafio profissional, é prazeroso enxergar a satisfação estampada no rosto dos gestores, pela possibilidade de ter informação tratada para garantir decisões melhores e mais rápidas”, afirma Ceccato. Com o SAP Lumira estabilizado e os gestores e usuários capacitados a configurarem novas visões, indicadores e métricas, conforme as demandas da FAS, para otimizar o uso da solução, a proposta da área de CSR é ampliar o uso de SAP no suporte à gestão da fundação.

acesso rápido

pt_BRPT