Compartilhe

Há 11 anos utilizando a solução para tomada de decisões da TransUnion, companhia global de soluções de informação, o Banco Yamaha conseguiu automatizar seus sistemas em 72%, oferecendo aos seus clientes mais agilidade, segurança e flexibilidade a partir de modelos estatísticos, com diminuição do tempo de resposta de uma hora para cinco minutos.

Apenas no primeiro trimestre de 2019, R$ 34 bilhões foram liberados para financiamento de carros e motocicletas por bancos de montadoras, segundo a Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef), crescendo 18,6% sobre o mesmo período em 2018. O levantamento reforça a tendência do mercado automotivo de investir e implementar soluções a fim de fidelizar o cliente e melhorar sua experiência de consumo.

Desafios

Buscando uma solução que permitisse oferecer aos seus analistas agilidade e segurança no fechamento de novos negócios e a consulta de uma árvore de decisão mais completa, o desafio do Banco Yamaha era encontrar um meio que permitisse a estruturação da política de crédito da empresa alinhada ao gerenciamento de risco. E que pensasse, além da segurança e volume, na trajetória de crédito do consumidor. Com isso, seria viável automatizar decisões de concessão de crédito, assim como segmentar as solicitações que exigem uma análise minuciosa e o envolvimento de demais setores do banco.

De acordo com Valmir Marconi, Gerente de Crédito da Yamaha Serviços Financeiros, a assistência consultiva da TransUnion, aliada à expertise de atendimento ao consumidor, contribuíram para que os principais desafios fossem tratados de maneira ágil e eficaz. “Bem mais do que parceria de longa data, com constante colaboração para construção de processos de análise de crédito e scores, a TransUnion nos permite usar de inteligência e dados para seguir em busca de evolução nos negócios. Além disso, a companhia tem um tratamento diferenciado com seus próprios clientes que nos valoriza para além do aspecto comercial”, comenta.

Solução

Por meio da utilização da plataforma CrivoSM da TransUnion, o banco conseguiu cruzar todos os dados já existentes na Yamaha com os oferecidos pela TransUnion, aperfeiçoando seus scores de crédito a partir de características singulares do mercado de bancos de montadoras, dos clientes já existentes e dos prospects. A racionalização de processos simplificou o dia a dia dos colaboradores e agilizou operações manuais, resultando em tomadas de decisões mais assertivas, riscos minimizados e viabilizando maior rentabilidade para o negócio.

“À medida que o mercado brasileiro se desenvolve, é necessário que empresas se atentem cada vez mais às necessidades de clientes e prospects. Nesse decurso, é importante ter o cuidado de analisar todas as informações disponíveis em seu banco de dados, permitindo o cruzamento das mesmas com dados de mercado de maneira inovadora. Utilizando soluções de informação, análise e decisão em seus processos internos, essas empresas se tornam ainda mais competitivas e suas ofertas mais amplas. Acompanhada dessa expansão de visão e de negócios vem a inclusão, com um maior número de pessoas acessando bens e serviços”, comenta Marcelo Sena, Diretor Comercial e Chief Revenue Officer (CRO) da TransUnion.

Sobre a TransUnion

Com o propósito de Aumentar a Qualidade de Vida das Pessoas, a TransUnion busca oferecer acessos automáticos e on-line, beneficiando empresas com o uso de tecnologia a serviço da população, além de oferecer aos brasileiros e também aos habitantes de mais de 30 países novas oportunidades de crédito para aquisição de bens. Como todas as soluções da empresa no Brasil, o Crivo funciona em uma plataforma escalável e facilmente integrada, permitindo a centralização de estratégias e o gerenciamento de riscos, trazendo consistências e usabilidade à rotina de decisões.

acesso rápido

pt_BRPT