Compartilhe
Startups receberão apoio para desenvolvimento dos negócios
  
Cinco novas incubadas e duas pré-incubadas do MIDI Tecnológico, incubadora gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC, ingressaram no Centro de Inovação ACATE (CIA), em Florianópolis (SC), onde desenvolverão soluções para diversos segmentos, entre eles educação, moda, indústria e sustentabilidade.
 
Das sete incubadas selecionadas no processo seletivo de setembro de 2014, cinco serão residentes do MIDI (Vaees Sistemas, Plot! Studios, PenSys, Youper e Innovasens) e as outras duas (Gn Tech e Applique) passarão pelo processo de incubação virtual. Plyom e Mobilook foram as escolhidas para pré-incubação.
 
As empresas nascentes contarão com serviços de consultoria especializada, aproximação com fontes de financiamento e redes de relacionamento, programas de gestão e aperfeiçoamento empresarial, além de capacitações, associação à ACATE e participação nas Verticais de Negócios. As selecionadas para a pré-incubação, fase em que o projeto ainda está sendo estruturado, poderão utilizar um espaço de coworking próprio da incubadora e receberão apoio para validação da ideia, constituição da empresa, definição do modelo de negócio, análise da viabilidade técnica e econômica e do perfil dos empreendedores.
 
A nova sede da ACATE conta com serviços pay per use e áreas de convivência diferenciadas, com o objetivo de promover um ambiente que favoreça os negócios colaborativos e uso racional dos recursos.  O empreendimento está localizado no km 4 da SC-401 e conta com um entorno repleto de opções de comércio e gastronomia.
 
As novas incubadas
 
Vaees Sistemas – Especializada em desenvolvimento de sistemas e consultoria, utilizando a plataforma HANA. O Vaees Catalog, destinado a grandes empresas, é um catálogo de compras interno utilizado pelas áreas requisitantes para buscar e solicitar os itens desejados e pela área de compras para gestão dos itens negociados com os fornecedores. A ferramenta é capaz de reduzir em até 10% o custo de suprimentos, por meio da maximização do consumo dos contratos com os fornecedores (www.vaees.com).
 
Plot! Studios – Empresa focada no desenvolvimento e concepção de tecnologias para soluções transmídias. O novo produto é uma plataforma online para criação, publicação e comercialização de livros infantis, de maneira fácil e intuitiva. Acessível por meio de dispositivos móveis e possibilita publicar livros diretamente para o público-alvo (www.plotstudios.com).
 
PenSys – O principal produto da PenSys é um robô delta para aplicações pick-and-place com característica de instalação e configuração facilitada para o usuário. Apresenta diferencial e funcionalidade por meio do sistema easy-learning que favorecerá o rápido setup para diferentes aplicações e linhas produtivas, e permitirá que pessoas não técnicas consigam programar seus robôs sem dificuldade. O foco é a indústria alimentícia.
 
Gn Tech – Foco de atuação na realização e fabricação de testes genéticos com ênfase nos farmacogenéticos. Pretende realizar pesquisa farmacogenética, bibliográfica e experimental, para a elaboração de um laudo a ser utilizado na personalização de tratamentos médicos. Os testes podem ser aplicados a diversas áreas médicas, como psiquiatria, cardiologia, oncologia, entre outras (www.gntechtests.com.br).  
 
Youper – É uma plataforma digital com acesso web e mobile que ajuda pessoas a desenvolver novas habilidades, adotar novos comportamentos e superar problemas emocionais. É uma nova categoria de tratamento e melhora pessoal: Digital Self-Improvement.
 
Innovasens – Pretende desenvolver uma plataforma multiparamétrica para monitoramento de gases e ambientes. Para isso será realizado um dispositivo eletrônico inteligente que servirá de base para as múltiplas soluções. Além dos gases, inicialmente metano, CO2 e etileno, o sistema suportará também outros parâmetros como temperatura, umidade e luminosidade (www.innovasens.com).   
 
Applique – É uma plataforma 100% web para produção de cursos online com autonomia pelas equipes de RH e Marketing das empresas. Nela, o especialista da empresa poderá construir seu treinamento online, sem precisar se preocupar ou saber sobre design gráfico, programação e estrutura educacional. A plataforma terá ferramentas de interação, avaliação, colaboratividade, templates, banco de imagens, tratamento de imagem, e não precisará de nenhuma instalação na máquina do usuário.
 
Pré-incubadas
 
Plyom – Sistema de Rastreamento para Ambientes Fechados (Indoor-Mapping) associado a duas ferramentas: a Ferramenta de Análise de Comportamento e a Ferramenta de Engajamento de Clientes (www.plyom.com).
 
Mobilook – Aplicativo que a partir do código de barras da etiqueta da roupa faz sugestões de looks com outras peças da mesma marca. Faz a função de um personal stylist, sugerindo outras peças da marca para compor um look com o modelo escolhido pelo cliente.
 

acesso rápido

pt_BRPT