Compartilhe


Evento cria oportunidades para desenvolvedoras de soluções inovadoras

 

A Febraban e o ITS (Instituto de Tecnologia de Software e Serviços) promovem, durante o Ciab Febraban 2014, que será realizada entre 4 e 6 de Junho no Transamerica Expo Center, a décima edição do Espaço Inovação. Este ano serão 20 pequenas e médias empresas desenvolvedoras de sete estados brasileiros, que irão apresentar soluções inovadoras nas áreas de segurança da informação, análise de risco de créditos, assinatura e certificação digital e outras áreas de alta demanda.
 
O Espaço Inovação é um estande coletivo de empresas entrantes no mercado, que apresentam suas soluções para o segmento financeiro. As soluções apresentadas são escolhidas por um comitê de especialistas, a partir de seu potencial de mercado. Como forma de incentivo ao contato dessas empresas com os clientes (bancos e instituições financeiras), os valores que as empresas pagam por esta participação são muito menores que os praticados pela feira.
 
Foram selecionadas 13 empresas de São Paulo, duas do Rio Grande do Sul e uma de cada um dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Distrito Federal. “Ao longo destes 10 anos, o Espaço Inovação acompanhou a quebra de um paradigma de mercado, em que os bancos somente trabalhavam com grandes fornecedores multinacionais”, comenta Descartes Teixeira, presidente do ITS e curador do Espaço Inovação. “Fizemos um levantamento com os clientes que fecharam negócios a partir do Espaço Inovação, e constatamos esse novo cenário do mercado. No cenário atual, os bancos e instituições financeiras do Brasil passaram a considerar as pequenas empresas locais como seus fornecedores”, complementa.
 
O levantamento feito pelo ITS constatou mais resultados positivos: todas as 157 pequenas e médias empresas que passaram pelo Espaço Inovação nestes 10 anos relataram crescimento nos negócios, no faturamento e no número de clientes após o evento; sete empresas receberam prêmios internacionais; doze estão internacionalizadas e outras nove terão estande próprio na próxima Ciab Febraban. “Ficamos satisfeitos em observar que o Espaço Inovação incentivou essa ruptura do cenário antigo, ajudando a acomodar empresas de pequeno e médio porte que, de outra maneira, não teriam visibilidade para os grandes bancos. Hoje, o tomador de decisão de um banco não tem dúvidas ao trabalhar com essas empresas”.
 
Destaques da Edição 2014
 
A décima edição do Espaço Inovação traz como destaques soluções que incentivam a inclusão social em comunidades em situação vulnerável ou fora dos grandes centros urbanos. Exemplo disso é a solução de microsseguro da empresa Vayon, de São Paulo, que abarca software, hardware, armazenagem, processamento e administração em uma única plataforma, barateando os custos de negócio e, consequentemente, do produto para o usuário final. A empresa atualmente vem trabalhando com sua solução em comunidades em expansão econômica no Rio de Janeiro, facilitando o acesso o acesso de habitantes da região ao crédito a preços inclusivos.
 
Outra empresa que se destaca com essa proposta é a Cartão Um, que está levando cartões private label a trabalhadores de baixo poder aquisitivo de pequenas cidades no interior da Bahia. Através do microcrédito, essas comunidades ganham a poder de compra para despesas básicas com alimentação, higiene e demais bens de consumo. O objetivo da empresa agora é levar suas soluções para estados das regiões Sudeste, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
 
Livro contará o histórico do Espaço Inovação
Em comemoração aos 10 anos do Espaço Inovação, o ITS irá lançar no segundo semestre deste ano um livro contando o histórico da iniciativa e retratando, em formato de cases de sucesso, a trajetória de algumas empresas que passaram pelo espaço. “O objetivo do lançamento é comemorar esses 10 anos de sucesso do projeto e divulgar o bom trabalho realizado por essas empresas, que contam com menos recursos que os líderes de mercado, porém são vitoriosas a partir de suas soluções inovadoras”, comenta Descartes Teixeira.
 
O Ciab Febraban é o maior e melhor evento da América Latina tanto para o setor financeiro quanto para a área de Tecnologia. Desde a sua primeira edição em 1991, vem incentivando o desenvolvimento da tecnologia e inovação bancária. Anualmente, o congresso reúne cerca de 1,9 mil representantes de bancos do Brasil e de outros países e apresenta cerca de 120 personalidades entre conferencistas e debatedores em mais de 30 painéis. A área de exposições reúne cerca de 200 empresas fornecedoras de tecnologia e inovação corporativas, em um espaço total superior a quatro mil metros quadrados, atraindo uma visitação anual superior a 18 mil executivos e diretores de instituições financeiras e outras áreas de tecnologia e inovação. Mais informações: http://www.ciab.org.br/
 
 
Serviço:
Ciab Febraban
Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras
4 a 6 de junho de 2014
Transamerica Expo Center – São Paulo – SP
Informações: www.ciab.org.br 

acesso rápido

pt_BRPT