Compartilhe

A Indústria 4.0 ou Manufatura Avançada é um dos temas que mais tem despertado interesse do mercado quando o assunto é transformação digital. Trata-se de um conjunto de inovações e tecnologias que, se combinadas, tornarão possível um crescimento relevante da produtividade dos processos fabris, ao ponto de ser qualificada como uma “quarta revolução industrial”, reduzindo custos, produzindo novos modelos de negócios e maior controle da produção, entre outras vantagens.

Estamos diante da confluência de novas tecnologias (como machine learning, impressão aditiva, inteligência artificial, big data, realidade aumentada, internet das coisas, cloud computing, entre outras) aplicadas ao processo produtivo, com desdobramentos diretos e indiretos nos processos de automação das empresas.

A Alemanha, líder desse mercado, é o berço da Indústria 4.0 liderando as iniciativas desse segmento desde 2003. Praticamente todas a multinacionais originárias deste país europeu, são usadas como benchmarking para o setor produtivo.

Oportunidades para startups na Manufatura Avançada ou Indústria 4.0

No Brasil, ainda nos passos iniciais do processo, estima-se que cerca de 2,0% das empresas tem alguma iniciativa relacionada à Manufatura Avançada para operações específicas. Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontam que a indústria brasileira tem 14 setores industriais vulneráveis (ou de baixa competitividade), que representam 40% do PIB, e necessitam de uma rápida e constante atualização. Dentre eles, podemos citar o farmacêutico, químico, de máquinas e aparelhos elétricos, de equipamentos de transporte, entre outros.

Outro ponto que merece destaque é o fato de o parque industrial brasileiro ter cerca de 700 mil fábricas e 4,5 milhões de máquinas, sendo que 95% delas não apresentam conectividade entre si. Portanto, há um espaço enorme para o crescimento da Manufatura Avançada no País, especialmente para os desenvolvedores que atuam no campo do Retrofit – atualização de equipamentos já instalados, processo conhecido como Brownfield, com cerca de 4,3 milhões de máquinas a serem potencialmente conectadas.

Na ponta do processo de inovação em produtos e serviços para o setor, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN – Cietec percebeu o crescimento da demanda por apoio a negócios ligados à Manufatura Avançada e abriu uma chamada específica para startups ligadas ao setor.

O objetivo é atrair novos negócios que possam se beneficiar de um ecossistema já em desenvolvimento, permitindo uma troca imediata de experiências, conhecimento e sinergias, que aceleram a consolidação desses negócios.

Segundo Oscar Nunes, Coordenador de Relações Internacionais do Cietec, atualmente, a Incubadora conta com cerca de 14 startups que já desenvolvem negócios utilizando tecnologias identificadas com este novo segmento, por meio do desenvolvimento de hardware e software para tecnologias e serviços nas áreas de Embalagens Inteligentes, Automação de Centros de Distribuição, Internet das Coisas, Software, Eletrônica Embarcada, Sensoriamento e Realidades Virtual, Aumentada e Mista.

Para participar do Processo Seletivo clique aqui.

A entidade tem organizado esforços para criar uma rede colaborativa de empresas desse setor junto ao mercado. “No Cietec, são recorrentes os casos de empresas que estão trabalhando em um modelo de hardware se unirem à outras startups complementares, para desenvolver um produto que atenda às necessidades do cliente. As empresas incubadas contam com serviços de consultoria e assessoria em diversas áreas fundamentais para desenvolvimento dos seus negócios, e principalmente, com o apoio na busca por recursos de fomento, investimento e relacionamento com o mercado”, finaliza Nunes.
 

acesso rápido

pt_BRPT