Compartilhe

Por Fernando Cardoso, engenheiro de vendas na Trend Micro.
 
O número de empresas que fazem uso de nuvens públicas ou privadas para suas aplicações, emails e datacenters é considerável. A imagem abaixo, mostra alguns dos mais utilizados aplicativos e grandes empresas que utilizam das estruturas de nuvem de provedores, como Amazon Web Services, Microsoft Azure, IBM Softlayer, RackSpace e VMware vCHS.
 

O motivo de tantas marcas e organizações migrarem seus negócios do ambiente tradicional para nuvem, mostram a força de uma tendência que veio para ficar.
 
Abaixo, alguns pontos que mostram como a infraestrutura em nuvem pode otimizar consideravelmente a atuação de sua empresa:
 

?1º Agilidade
 
Processos que demoravam em média 4 meses para serem realizados, podem ser feitos em minutos.  Graças aos sistemas de Cloud Computing, é possível subir 1.000 servidores para executar um processamento de dados ou até mesmo novos servidores para um lançamento de campanha de marketing. A maioria das Startups por exemplo, já iniciam suas operações dentro da nuvem, e utilizam dessas soluções para não perderem a agilidade no lançamento de novas versões, aplicações e funcionalidades para seus consumidores.
 
Muitas empresas que ainda mantêm a infraestrutura tradicional encaram processo bastante moroso: a compra e implementação dos servidores no datacenter, validação de configurações, instalação de sistemas operacionais e aplicações, realização de testes e outras etapas podem fazer com que a organização fique atrás de seus grandes concorrentes.
   
2º Inovação
 
Com o ganho de agilidade, é estimulada maior inovação dentro de toda a empresa e consequentemente lançamento de novos produtos e aplicações.
 
A inovação, permite também que a quantidade de recursos disponibilizados seja paga sob demanda “Pay-as-you-Go”, pelo uso de infraestrutura de nuvem, o que faz com que a equipe de desenvolvimento consiga ter mais recursos para resolver problemas de forma simples e eficaz.
 
Abaixo a quantidade de recursos e soluções que podem auxiliar consideravelmente a criação de uma nova aplicação, para uma empresa ou Startup usando a Amazon Web Services:
 

3º Automatização
 
Com o uso de Cloud Computing, conseguimos automatizar diversos processos de maneira muito simples. Utilizando apenas um script pré-definido podemos subir milhares de novos servidores com as aplicações instaladas, políticas de segurança associadas e outras configurações que cada ambiente necessite. Empresas como Netflix e Globo.com, utilizam disso para conseguirem suportar picos de acessos às suas aplicações e não resulte em problemas para seus usuários finais.
 
Para as empresas que ainda trabalham somente na infraestrutura tradicional, a sugestão é que repensem o uso de arquiteturas híbridas utilizando como parte da infraestrutura, Nuvens Públicas ou Privadas.  Os resultados poderão lhe surpreender.

acesso rápido

pt_BRPT