Compartilhe

Participantes responderam a questões referentes a temas como sua própria estrutura, contratação de colaboradores com alguma deficiência e a acessibilidade de seus sites

 

A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, realizou um levantamento com associados para traçar um perfil da acessibilidade no setor de tecnologia. Ao todo, 18 empresas responderam a questões referentes a temas como sua própria estrutura, contratação de colaboradores com alguma deficiência e a acessibilidade de seus sites – se adequando às determinações da Lei 13.146/2015, que torna obrigatória a acessibilidade nas páginas de internet para uso de pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis.
 
O estudo completo pode ser acessado no link.
 
O levantamento mostra que ainda temos grandes desafios para garantir a acessibilidade, mas que já existe consciência da importância desse assunto. Nosso objetivo é demonstrar que a questão “acessibilidade” não trata apenas de pessoas com restrições de mobilidade física – pois há diversos tipos de deficiências e devemos sempre considerá-las ao desenvolver um projeto. O caso dos sites é um bom exemplo: há vários recursos que permitem a transmissão do conteúdo para pessoas com deficiências visuais e auditivas, especialmente com áudios descrevendo imagens e textos ou transcrição textual de qualquer conteúdo não visível“, comenta Francisco Camargo, presidente da ABES.
 
Ao todo, 16,7% das empresas entrevistadas contam com colaboradores portadores de alguma deficiência, e 27,8%, consideram seus ambientes “muito adaptados” a deficientes – enquanto a maioria (50%) declara satisfazer a essa condição “razoavelmente”. Quanto aos sites, 66,7% entendem que suas páginas na internet não são acessíveis. Outro dado que chama a atenção são os 77,8% que responderam nunca ter investido em acessibilidade digital.
 
Um total de 72,2% declarou não conhecer a NBR 9050:2015 ou outras normas que direcionam adaptações necessárias aos espaços físicos para as pessoas com deficiência. Mais da metade (55,6%) entende que sanitários são a maior barreira arquitetônica para o acesso e a movimentação dentro da empresa. Nos possíveis investimentos para melhorar a acessibilidade digital, 61,11% gostariam de capacitar funcionários próprios, enquanto 27,7% contratariam uma empresa terceirizada.
 
Sobre a ABES
A ABES tem cerca de 2 mil empresas associadas e conveniadas, distribuídas em 23 Estados brasileiros e no Distrito Federal, empresas responsáveis pela geração de mais de 200 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de US$ 24 bilhões por ano.
Fundada em 9 de setembro de 1986, a entidade exerce a missão de representação setorial nas áreas legislativa e tributária, na proposição e orientação de políticas voltadas ao fortalecimento da cadeia de valor do setor de Tecnologia da Informação, na defesa da propriedade intelectual e combate à pirataria de softwares nacionais ou internacionais e no apoio às iniciativas de fomento à pesquisa, desenvolvimento, inovação e ao desenvolvimento do software nacional.
 

Para maiores informações
Portal ABES – www.ABES.org.br ou a Central de Relacionamento: (11) 2161-2833.
 

acesso rápido

pt_BRPT