Em evento realizado pela ABES, representantes da Softex e Gartner
falam sobre os desafios de se conquistar novos mercados
Para onde a sua empresa quer ir? A resposta a essa pergunta é crucial. Qualquer empresário do setor de TIC precisa ter claro qual a direção que almeja seguir por meio de uma estratégia de internacionalização. Sua empresa tem um produto escalável globalmente? Esse é outro ponto fundamental em toda a análise de cenário, concorrência e mercado, que fundamentará os planos e decisões.
Estas e outras questões foram discutidas por Mariana Yazbeck (foto), diretora de operações da Softex – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, em palestra promovida pela ABES, no dia 16 de abril, em São Paulo.
Potencial de internacionalização
Com a missão de impulsionar a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI, a Softex, uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), tem vários programas que visam orientar as companhias, de diferentes portes, a desenvolverem inovações alinhadas com projetos de internacionalização.
“A internacionalização pode ser feita para acessar novos mercados, ganhar eficiência produtiva, conseguir recursos financeiros mais baratos, promover a apropriação de tecnologias não disponíveis no mercado doméstico, entre outros objetivos”, completou Mariana.
Num primeiro passo, os empreendedores têm à disposição a ferramenta “Avaliação do Potencial de Internacionalização de sua Empresa”, disponível no site da Softex (www.softex.br), desenvolvida em parceria com a Fundação Dom Cabral,com financiamento da APEX Brasil. “É uma interessante forma de avaliação da competitividade. Temos ainda o programa Inter-com TI e lançaremos, em breve, um novo programa de capacitação das empresas para estratégias de inovação, entre outros projetos”, finalizou.
Informações e análises qualificadas
Dados relevantes são imprescindíveis para a definição de qualquer estratégia. Neste sentido, Vânia Moralez, diretora de novos negócios do Gartner Group, líder mundial em pesquisa e consultoria de tecnologia da informação, explicou que a companhia tem atuado fortemente no país em projetos de internacionalização e crescimento das empresas brasileiras. “O Gartner se destaca em programas de pesquisa e aconselhamento, tem escritório em 85 países e cerca de 12 mil organizações como clientes. O Brasil é o nosso principal mercado na América Latina, no qual temos 250 clientes”, informou.
Os dados analíticos do Gartner fornecem uma radiografia de mercados locais e globais – com avaliação do posicionamento do próprio cliente, da concorrência, da tecnologia e do potencial dos negócios – que permite reforçar ofertas, decidir as ações de marketing e vendas, além de estabelecer as mais diferentes estratégias de gestão.
Carlos Sacco e Vânia Moralez
O sócio-fundador da Dualtec Cloud Builders, empresa associada da ABES, Lauro de Lauro aprovou as palestras e comentou: “a inovação é essencial para o mercado de software. Fiquei bastante impressionado com os projetos da Softex. Todo empresário deve se familiarizar com os diferentes instrumentos e metodologias, mesmo que a internacionalização não seja um objetivo de curto prazo. Já utilizo e recomendo os serviços do Gartner. Os estudos têm sido primordiais em nossas decisões”.