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O Ciab Febrabran 2013 – Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, realizado no Transamerica Expo Center, em São Paulo, entre os dias 12 e 14 de junho, reuniu várias inovações focadas nos serviços dos bancos e instituições financeiras. Confira algumas soluções apresentadas no evento. 
 
Cheque pelo telefone – A solução da Scopus permite que os clientes do Bradesco digitalizem os cheques a serem depositados usando a câmera do smartphone. Todos os dados capturados e armazenados pelo aparelho trafegam em ambiente seguro, com uso de assinatura digital, seguindo os padrões e protocolos de formatos estabelecidos pelas normas vigentes. Esse aplicativo acaba de conquistar o Prêmio Oi Tela Viva Móvel na categoria Carteira Eletrônica.
 
Depósito à distância – A Recognition, em parceria com a norte-americana Digital Check, lançou o Remote Deposit Capture (RDC), tecnologia que leva funções e recursos de bancos para lojas e varejos em geral. Com a solução, composta de um conjunto de hardware e software, o varejista poderá fazer a digitalização de cheques e outros documentos e transmitir as imagens a um banco para que seja realizado o depósito e posterior compensação. A solução já é utilizada nos EUA, México e Europa.
 
Leitura inteligente – A Tree Solution apresentou a solução TreeDOC, que permite capturar, guardar, gerir e manusear todos os documentos dos processos de câmbio, permitindo a "leitura inteligente" do conteúdo e preenchimento automático da informação. Disponibiliza toda a informação com visão por processo, cliente, contrato, operação ou segundo os critérios definidos pela instituição.
 
Informações gerenciais – A Inmetrics lançou o  In|Spire, plataforma de serviços de informação gerencial, que dispõe de recursos como visão dos eventos importantes projetados pelo serviço de gestão de capacidade; visão agregada do comportamento atual e projetado das aplicações; acompanhamento detalhado das ações recomendadas e executadas no ambiente; detalhamento das ações e relações de dependência entre os sistemas, entre outros benefícios. “Agilidade e rapidez, são um dos diferenciais da plataforma, que permite acesso via Ipad a qualquer hora”, comenta Alexandre Junqueira, diretor de Inovação da Inmetrics.
 
Conhecendo o cliente – A C&M Software destacou a Plataforma Rocket, especialmente o Console Portabilidade, que integra este sistema, para oferecer informações daquele momento de vida do cliente, com o objetivo de agilizar e atribuir maior assertividade na captação e sugestão de produtos ao cliente ou prospect de uma instituição financeira.  De acordo com a empresa, esta é única ferramenta do mercado brasileiro com este foco.
 
‘Cambiadora’ – A alemã Hess, especializada em máquinas automáticas financeiras, destacou a “cambiadora”, máquina que realiza troca de moedas estrangeiras, que podem ser instaladas em pontos de grande movimentação, como aeroportos, estádios, hotéis e shoppings. Com possibilidade de receber até 15 moedas diferentes, por meio do sistema online, é possível que os bancos mudem a cotação a qualquer momento, bem como saber quanto há de moedas em cada dispenser para a reposição.  
 
Adesão ao FATCA – A HP Enterprise Services apresentou as novas ferramentas do HP AutoFlow, desenvolvidas em parceria com a Newgen, que facilitam a adesão dos bancos e instituições financeiras ao FATCA (sigla em inglês para Foreign Account Tax Compliance Act). Aprovada pelo governo norte-americano em 2010, a medida visa reduzir a evasão fiscal nos Estados Unidos e vem sendo muito debatida no mercado financeiro brasileiro. O FATCA prevê que instituições em todo o mundo controlem e reportem às autoridades fiscais dos EUA informações sobre transações financeiras de seus clientes, pessoas física e jurídica, realizadas fora do país de origem.  Além de atender todos os requisitos especificados pelo FATCA, os benefícios da solução incluem redução a partir de templates que já utilizam das melhores práticas de mercado, custos baixos de implementação para adaptar novos requerimentos a partir de um framework de BPM configurável, TCO reduzido a partir de um roadmap de projetos de 60 a 90 dias, facilidade de integração com múltiplos sistemas em função de sua arquitetura aberta e capacidade de extensão da solução para automatizar outros processos relevantes. 
 
Aprovação de crédito à distância –  A P3 Image, que há mais de dez anos atua na área de BPO (Business Process Outsourcing) mostrou um pacote de serviços chamado P3Scanet,  que integra a captura descentralizada de imagens no ambiente do cliente ao portal All Store, uma plataforma que engloba a gestão documental de ponta a ponta, reforçando a margem de segurança e otimizando o tempo dedicado a cada processo operacional.  Na prática, empresas e instituições financeiras que lidam com contratos de crédito pessoal, consignado ou imobiliário passam a digitalizar, no próprio ambiente de trabalho, documentos requeridos para dar andamento aos serviços que oferecem. A solução permite digitalizações com subida direta para o Portal All Store, possibilitando utilização de aprovações por meio de workflow (fluxo de trabalho).
 

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