Compartilhe

Por Katia Militello*
 

Como você é uma pessoa antenada com as novas tecnologias, já deve estar ouvindo muito sobre blockchain. Criado para garantir a segurança das transações com criptomoedas, como o bitcoin, o blockchain é um grande livro contábil que reúne dados criptografados que não podem ser adulterados, tornando qualquer transação bem segura e transparente.
 
Agora imagine que, no lugar de moedas digitais, essas transações envolvam a compra de um imóvel, a venda de uma música pelo compositor direto para um fã, a exportação de frangos para o Oriente Médio e até uma eleição para presidente.
 
O resultado será idêntico, já que toda operação no blockchain tende a ser transparente, segura e quase sem intermediários. Nenhuma das partes consegue alterar um dado sem o consentimento da outra. Por tudo isso, o blockchain começa a ganhar espaço em outros setores da economia, interessados em aumentar a eficiência e reduzir custos.
 
Conheça 13 áreas que podem ser diretamente impactadas por essa nova tecnologia.
 
1. Sistema financeiro. O blockchain permitirá que bilhões de pessoas tenham acesso a serviços bancários, incluindo as populações de países em situação de pobreza extrema. Aplicações baseadas em blockchain permitirão, por exemplo, remessas internacionais de dinheiro de forma rápida, com custos baixos e sem intermediários (e suas altas taxas).
 
2. Logística. Um banco de dados descentralizado e monitorado 100% do tempo pode gerar mais eficiência às remessas de produtos ao redor do mundo. Por permitir o controle de todas as etapas da cadeia envolvida na distribuição, o blockchain caiu como luva em projetos de logística.
 
3. Seguros. Com bancos de dados baseados em blockchain, acessar o cadastro dos usuários, incluindo seu histórico e sinistros, será muito mais rápido. Isso facilitará o desenvolvimento de produtos e contratos personalizados de seguros.
 
4. Transporte privado. Com o blockchain, não será mais necessário recorrer a aplicativos para contratar serviços de táxi, transporte privado ou carona. Os usuários e os donos dos veículos poderão negociar diretamente, em uma plataforma segura e sem intermediários (e suas taxas).
 
5. Ajuda humanitária. A distribuição de remédios e comida a necessitados está sujeita a corrupção e a perdas causadas por ineficiência. Sistemas de monitoramento em blockchain podem mudar essa realidade. A ONU já começa a testar a tecnologia com refugiados sírios na Jordânia.
 
6. Votações. O registro de eleitores e partidos, assim como a apuração de votos em uma eleição, podem estar sujeitos a adulteração mesmo em democracias consolidadas, como a dos Estados Unidos. Plataformas baseadas em cadeias de blocos criptografadas oferecem uma excelente solução para o problema, ao permitir o registro e o monitoramento de todo o processo eleitoral.
 
7. Sistemas de governo.  As redes de computadores e as plataformas utilizadas para gerir os serviços prestados por órgãos públicos, de ministérios e secretarias a hospitais e escolas, costumam ser lentos e sujeitos a fraudes. Um sistema descentralizado, público e seguro, como o blockchain, é mais difícil de ser manipulado. Resultado: mais transparência e eficiência e menos burocracia.
 
8. Saúde. Essa é uma indústria que depende de confiança mútua. Plataformas em blockchain podem garantir mais segurança e privacidade na relação médico/paciente e ainda ajudar instituições da área de saúde a manter registros médicos atualizados e compartilhar informações entre profissionais, agilizando diagnósticos.
 
9. Distribuição de energia elétrica. Já imaginou comprar energia sem intermediários? Com o blockchain isso será possível. Projetos inovadores já estimulam não só a aquisição de energia diretamente do produtor, sem a intermediação de empresas públicas ou privadas, como também a venda do excedente. Assim, se você não usou toda a energia que comprou no mês, pode oferecer o excedente a seu vizinho gastão.
 
10. Entretenimento. Bandas, escritores e produtores de vídeo já podem negociar diretamente com usuários ou fãs, sem a necessidade de uma gravadora, editora ou distribuidora no meio. O blockchain permite contratos individuais e ainda resguarda o direito autoral sobre a obra.
 
11. Varejo.  Será que o tomate e a cenoura que você compra são mesmo orgânicos? Por permitir a rastreabilidade de produtos, desde a produção na fazenda até a prateleira do supermercado, o blockchain vai representar uma revolução no varejo.
 
12. Mercado imobiliário. Que tal fazer a escritura de compra e venda diretamente com o proprietário do imóvel com quem está negociando? O blockchain pode se transformar na base dos chamados contratos inteligentes, que simplificam e barateiam todas as transações, incluindo as imobiliárias, eliminando assim taxas e burocracia.
 
13. A sua indústria. Se a sua empresa lida com grandes volumes de dados ou faz qualquer tipo de transação, prepare-se! Ela pode ser atropelada pelo blockchain. E isso não é uma má notícia, porque oportunidades de inovar não faltarão.
 
Katia Militello é jornalista e sócia da agência de conteúdo TW Content. Foi diretora de redação da revista INFO e do portal EXAME.com, da Editora Abril. Organizou o evento Blockchain Festival, que vai acontecer no dia 23 de maio de 2018, em São Paulo.

Aviso: A opinião apresentada neste artigo é de responsabilidade de seu autor e não da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software.

 

acesso rápido

pt_BRPT