Compartilhe

Termo firmado com Prefeitura Municipal se refere a implementação de protocolo para atividades de negócios em tecnologia
 
A ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software, em conjunto com outras entidades do setor de tecnologia da informação, telecomunicações e call center, assinou hoje (27/06) o termo de compromisso referente a implementação de protocolo que guiará a retomada das atividades deste segmento na cidade de São Paulo (SP).

A solenidade ocorreu na Prefeitura Municipal de São Paulo, com a presença do Prefeito Municipal, Bruno Covas; do Secretário Municipal da Casa Civil, Orlando Lindório de Faria; da Secretária Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso; do presidente da Câmara dos Vereadores, Eduardo Tuma; e do vereador Daniel Annenberg. O protocolo estabelece as regras para distanciamento social, higiene e sanitização, comunicação quanto a orientação a clientes e colaboradores, colaboração com o esforço de testagem, horários alternativos para atendimento ao público e volta seletiva ao trabalho.

O termo considera que a retomada abrupta e descuidada das atividades poderá representar um retrocesso no processo de flexibilização de medidas restritivas, ocasionando graves prejuízos à saúde e à economia. “Estamos comprometidos em ajudar a cidade de São Paulo a voltar às atividades com todo o cuidado e atenção que este período sensível precisa. Por isso, estamos adotando protocolos sanitários que auxiliarão na prevenção e na contenção da disseminação da pandemia ao mesmo que em que as atividades do setor de TI sejam retomadas de forma gradual e cuidadosa na capital, resume Rodolfo Fücher, presidente da ABES.

Além de estabelecer em lei as regras de distanciamento social de 1,5m no ambiente de trabalho, utilização de barreiras físicas entre as estações, estímulo ao teletrabalho e limpeza dos ambientes, este termo prevê treinamentos periódicos e orientações aos funcionários quanto aos sintomas de Covid-19, higienização e obrigatoriedade do uso de máscaras.

As empresas também se comprometeram em diminuir em 80% a permanência de clientes no escritório enquanto a cidade se encontrar na classificação laranja no Plano São Paulo; em 60% se estiver na classificação amarela; e de 40% se estiver na classificação verde. E os horários de funcionamento serão diferenciados para que sejam evitados os horários de pico do transporte público.

Além disso, não deverão retomar às atividades presenciais os funcionários pertencentes ao grupo de risco, que tiveram sintomas ou contato com pacientes infectados ou com suspeita do COVID-19 nos últimos 7 dias; ou que tenham filhos que, para cumprir o expediente, dependam do funcionamento de creches ou escolas que ainda não tenham retomado as atividades.

O prazo de vigência do termo de compromisso assinado é o período do Estado de Calamidade Pública na cidade de São Paulo por conta da pandemia de coronavírus, não ultrapassando doze meses da data de sua assinatura.

O protocolo completo e uma cartilha desenvolvida pela ABES com base nestas orientações estão disponível neste link, que será disponibilizada aos associados. 

ABES segue comprometida com novos empreendedores

Com o propósito de contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, apoiando a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos, a ABES oferece às startups o Internship Program, iniciativa que visa fortalecer as empresas, gerar sinergia entre fundos de investimentos, incubadoras e aceleradoras e contribuir para que os negócios possam superar as dificuldades presentes no mercado.

As startups participantes podem contar com os mais de 33 anos de experiência da ABES nas áreas jurídica, regulatória, tributária e mercadológica. Além de todos os serviços oferecidos pelas entidades a seus associados de forma gratuita, como plantão jurídico-tributário, certidões, orientadores, guias, completa infraestrutura de compliance, plano de saúde e dentário, pesquisas de mercado, e comitês sobre relevantes temas do setor.

Ainda com objetivo de assegurar um ambiente propício para inovar, dinâmico e competitivo globalmente, a ABES colocou à disposição de todas as empresas, sendo associadas ou não, uma ferramenta para diagnosticar o nível de adequação a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Segundo o índice LGPD ABES, cerca de 60% das pequenas empresas não atendem as exigências da nova lei, que deverá entrar em vigor em agosto de 2020. Para acessar o índice LGPD ABES e fazer o diagnóstico, clique aqui.

Sobre a ABES

ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.

Desde sua fundação, em setembro de 1986, a ABES busca ser relevante para seus associados e referência nacional e internacional do setor de tecnologia. Atualmente, a entidade representa aproximadamente 2 mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 22 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 208 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 63,7 bilhões em 2019.

acesso rápido

pt_BRPT