Compartilhe
A Oracle anunciou os resultados de seu estudo "Oracle Cloud Agility", que revelou que empresas de todo o mundo superestimam sua agilidade. Embora a maioria das empresas acredita ser ágil, a pesquisa da Oracle destaca que muitas organizações não conseguem gerenciar de forma flexível suas cargas de trabalho ou desenvolver, testar e lançar rapidamente novos aplicativos, o que as deixa muito mal preparadas para lidar com as ameaças competitivas. O estudo também descobriu uma falta de conhecimento entre as empresas no que diz respeito a como a tecnologia, como a Plataforma-como-Serviço (PaaS) pode ser usada para ajudar a resolver estes desafios.
 
Foram entrevistados 2.263 funcionários de grandes empresas globais para entender a agilidade das empresas na era da nuvem. Os resultados demonstram que 64% consideram sua organização ágil (por exemplo, capaz de se ajustar rapidamente a novas oportunidades de negócios ou implementar novos produtos ou serviços rapidamente). Analisando o Brasil, as empresas são ainda mais positivas, com 72% acreditando que suas empresas são ágeis – atrás apenas dos chineses, com 80%.
 
Os participantes da pesquisa estão conscientes sobre os benefícios da agilidade, com 81% dizendo que a agilidade para desenvolver, testar e lançar rapidamente novos aplicativos comerciais é crítica ou tem importância para o sucesso de suas empresas, aumentando para 89% no Brasil. Em particular, praticamente um terço dos participantes (29%) acredita que a mobilização efetiva de aplicativos e serviços é o fator mais importante para o sucesso das empresas atualmente, no que diz respeito à infraestrutura de TI.
 
O estudo também revelou que o impacto competitivo da agilidade tem importância crítica para os negócios. De fato, a habilidade dos concorrentes em lançar serviços inovadores para os clientes mais rapidamente foi identificada como a principal ameaça pelas empresas (27%). Até 52% das empresas não possuem uma infraestrutura de TI capaz de resolver as ameaças para a competitividade, diminuindo para 47% no Brasil.
 
A pesquisa também mostrou que os benefícios de agilidade fornecidos pela PaaS não estão sendo aproveitados. De fato, praticamente metade das empresas (49%) pesquisadas não consegue, ou não sabe se elas podem mudar as cargas de trabalho entre nuvens públicas, privadas ou híbridas e migrar aplicativos instalados localmente para a nuvem. Além disso, apenas 50% das empresas consegue desenvolver, testar e implementar novos aplicativos empresariais para uso em dispositivos móveis em menos de seis meses, com esse número caindo para apenas 30% em um período de um mês.
 
"As empresas claramente sabem que a agilidade é a chave para o sucesso, mas existe uma falta de conhecimento em torno de como, exatamente, esta agilidade pode ser conseguida por meio dos investimentos corretos em tecnologia", disse Robert Shimp, vice-presidente do grupo de Tecnologia para Negócios da Oracle. "Atualmente, a PaaS habilita as empresas a criarem novos aplicativos rapidamente – em até duas semanas – permitindo que elas lancem novos aplicativos internos e externos mais rapidamente. Esta capacidade permite que as organizações reajam quase que instantaneamente às condições do mercado e levem seus produtos e serviços para os clientes antes da concorrência".
 
Os resultados da pesquisa confirmam a avaliação de que as empresas não estão totalmente conscientes de como a PaaS pode aumentar a agilidade operacional. Apenas 32% dos participantes dizem entender totalmente o que a PaaS é, enquanto 29% admitem não entender. No Brasil, o número de entrevistados que responderam entender totalmente as funções da Paas aumenta para 44%. Para aqueles que dizem entender parcialmente a PaaS, apenas 31% citam o tempo para desenvolvimento de um aplicativo como um benefício principal, muito atrás de benefícios estratégicos como economizar custos da infraestrutura interna de TI (47%).
 
"As ofertas PaaS, como a Oracle Cloud Platform, possuem a habilidade de fornecer níveis sem precedentes de agilidade empresarial. A chave agora é demonstrar às empresas quão fácil é integrar esta plataforma de nuvem crítica às suas arquiteturas de TI. Sim, as economias fornecidas pela PaaS são importantes, mas ainda mais importante é a habilidade de ajudar as empresas a reduzirem o tempo de desenvolvimento de aplicativos e ajustar e integrar apps de Software como Serviço (SaaS, na sigla em ingês) de terceiros em suas empresas, permitindo que elas reajam melhor às demandas dos clientes", disse Shimp.

acesso rápido

pt_BRPT