Compartilhe
Empresários querem que universidade ofereça curso na área tecnológica

Representantes do Conselho de Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina (Cetic-SC) e o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Florianópolis (SMCTDES), Rui Luiz Gonçalves, estiveram reunidos com o reitor em exercício da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Marcus Tomasi, para apresentar a evolução do setor, bem como propor a criação de curso na área.

De acordo com Gonçalves, somente em Florianópolis existem cerca de 600 empresas atuando no ramo. “O setor ultrapassa R$ 1 bilhão de faturamento por ano, mas precisamos melhorar a gestão destas empresas para crescer ainda mais”, resume o secretário.

Durante o encontro, foi apresentada uma pesquisa da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) que mostra o déficit de mão-de- obra no setor tecnológico. “Mesmo com o setor pagando altos salários e crescendo em média 20% ao ano temos carência de profissionais. Por isso, visitamos a Udesc para avaliar a possibilidade de um curso nesta área”, disse o presidente da Acate, Guilherme Bernard.

O superintendente da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), Carlos Schneider, e o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), Gerson Schmitt, também falaram sobre a importância de integrar a Udesc nas ações de desenvolvimento de Florianópolis como capital da inovação.

O reitor salientou que a universidade tem interesse de acompanhar a tendência socioeconômica do Estado e que a proposta será encaminhada, mas reforçou que a criação de um novo curso que integra as áreas de Gestão da Inovação, Tecnologia da Informação e Processo de Negócios necessita de forte apoio das instituições para a sua viabilização. “Criamos um grupo de trabalho para fazer um estudo sobre o curso e os investimentos necessários. Os empresários e o município se mostraram dispostos a colaborar”, afirmou.

acesso rápido

pt_BRPT