Compartilhe
Por Ricardo Nogueira, economista e presidente da Smarttech
 
Não há revolução industrial que possa prescindir da melhoria contínua da qualidade do produto com redução de custo. Essa ideia simplifica o horizonte de toda e qualquer organização seja qual for o cenário econômico, e expõe o que talvez seja o maior desafio atual, ante a velocidade e a quantidade de mudanças dos mercados: o modo de fazer as coisas mudou e se sobressair na ilimitada era digital dependerá de nossas escolhas.
 
Passado o primeiro susto com a novidade, perante a qual concluímos que a expressão “pensar fora da caixa” já envelheceu, uma das poucas certezas no mundo corporativo está no fato de que as crises são um chamado para a inovação. Isso posto, diga-se de passagem, que a redução dos recursos humanos nas empresas pode ser a forma mais rápida de cortar custos, mas está longe de ser a mais eficiente.
 
Caminhos sustentáveis para a competitividade, em tempos de mudanças tão profundas quanto rápidas como as de hoje, precisam ser continuamente descobertos. Maneiras novas de pensar e realizar exige algo mais do que um espírito empreendedor, a tecnologia e até mesmo o conhecimento, possam fazer.
 
Estamos olhando para consumidores cada vez mais conectados e ávidos por fazerem o melhor uso do seu tempo e dinheiro, para descomplicar a vida. Cabe à indústria criar soluções em produtos e serviços para seus desejos, sempre velozmente ultrapassados pelas necessidades crescentes da vida moderna.
 
Para sobreviver, é preciso se alinhar com as tendências tecnológicas mundiais sob pena de ficar de fora da competição. Na empresa de tecnologia 100% brasileira a qual presido, vimos quebrando paradigmas e olhamos para o futuro com otimismo.
 
Abraçamos o desafio de gerar soluções inovadoras e customizadas para os clientes, empresas dos mais variados setores da economia, como automotivo, embalagem, energia e infraestrutura, plásticos e equipamentos industriais, por meio da digitalização e simulação de ensaios para desenvolvimento e validação de produtos.
 
Temos feito a lição de casa e investido no aprimoramento dos processos de produção e de gestão de recursos humanos, este último indiscutivelmente o nosso maior patrimônio. E temos visto que o desempenho de uma organização pode ser medido também pelo modo como os recursos são utilizados. Importa lembrar que, nessa equação, sem talentos a tecnologia sozinha não gera frutos.
 
A criação de novas metodologias para o desenvolvimento local de soluções inovadoras, frente a um sem número de gargalos enfrentados pelas organizações, tem se mostrado eficiente para os negócios dos dois lados dessa relação.
 
Uma indústria forte e competitiva é alicerce para o futuro de qualquer nação e o Brasil precisa desenvolver tecnologia e fomentar a engenharia local. Considero que este momento disruptivo é uma valiosa oportunidade para o País trazer competitividade para seus processos produtivos, produtos e serviços, aproveitar sua vocação para inovar.
 
Com essa visão e os esforços no suporte a esse desenvolvimento, nosso core business, alçou as nossas atividades de serviços a um crescimento médio anual de 16% nos últimos cinco anos. Expandimos as instalações do nosso TechCenter e agregamos equipamentos, ampliamos o corpo técnico da organização com engenheiros de diversas especialidades, e seguimos implantando sistemas e metodologias inteligentes para o gerenciamento interno e controle de cada uma de nossas atividades até alcançar todas as áreas da empresa. Acreditamos que o País precisa de iniciativas desse tipo e continuaremos nosso processo de investimento.
 
A governança é uma maneira de aprimorar processos e gerar valor. Ordem na casa é sempre bom. Retirar caixas empilhadas na janela pode revelar uma paisagem escondida, que pode ser o ponto de partida para negócios disruptivos. Só precisamos nos dispor a realizá-los e acreditar que este é um lugar com muitas oportunidades para quem quer empreender.
 
 

acesso rápido

pt_BRPT