Compartilhe
As perspectivas da tecnologia no Brasil e no mundo
 
Redução de custos e da complexidade do gerenciamento de TI estão entre os fatores que favorecem o crescimento do número empresas que vêm aderindo  à tecnologia cloud computing, a computação em nuvem.

Cloud Computing

Para aprofundar a discussão a respeito, o Portal Abes traz uma entrevista exclusiva com o Fulvio José Canever, gerente de vendas de general business da IBM Brasil, que explica as vantagens e restrições da tecnologia, bem como as oportunidades que ela representa para as empresas de software. Também colaboram com as respostas José Spagnuolo, diretor  cloud computing, e Marcia de Almeida Silveira, arquiteta de TI cloud computing. 

 
Qual é o estágio da tecnologia de cloud computing no mundo e no Brasil?
 
Pode-se considerar que a tecnologia de cloud computing está em um estágio inicial de adoção, considerando-se tanto o mercado global quanto o mercado brasileiro. No entanto, a velocidade com que está se espalhando é bastante acelerada. Já existem muitos projetos implementados nos mais diversos países,  em vários segmentos de indústria e em empresas de diversos portes. Devido à agilidade para promover a inovação nas empresas que a adoção de cloud computing traz, a tendência é que implementação de cloud se intensifique cada vez mais. Uma pesquisa realizada pela IBM com CEOs de diversas empresas do mundo, incluindo o Brasil, mostra que o fator Tecnologia apresenta-se com sendo o fator externo de maior impacto para as organizações nos próximos 3 a 5 anos. Diante desta constatação, um grande número de CIOs está considerando investimentos em cloud computing.
 
Quais as principais vantagens e desvantagens da computação em nuvem para os usuários?
 
É importante comentar as vantagens para os usuários sob as perspectivas de negócio e TI. Na visão de negócios, cloud computing acelera o "time-to-market" e dá maior agilidade ao lançamento de novos produtos e serviços como resposta às novas demandas de mercado. Dentro deste conceito, cloud computing é um grande agente de inovação. Na visão de TI, os principais benefícios são a redução dos custos, buscando um melhor equilíbrio entre CAPEX e OPEX; a redução da complexidade de infraestrutura e processos de gerenciamento TI, e a maior flexibilidade e agilidade no provisionamento de recursos de TI. Há algumas restrições quanto a seu uso. Algumas características de sistemas ainda não são adequadas para uma infraestrutura em cloud computing. Exemplos: sistemas que não suportam virtualização, que possuem dados muito sensíveis (críticos), com muitas regulamentações e com transações ou processos muitos complexos.
 
Como lidar com o crescimento do volume de dados transitando pela internet e os problemas das telecomunicações no Brasil?   
 
A explosão de dados, também conhecida como Big Data, é um desafio cada vez maior para as empresas. Mas também pode ser considerada uma oportunidade. Se esses dados forem analisados e transformados em informações, as empresas tomarão decisões mais assertivas para seus negócios e terão dados valiosos para se diferenciar frente aos concorrentes. As limitações das telecomunicações no Brasil é um desafio para todas as áreas da TI. Os volumes de dados trafegando pela internet são crescentes e continuarão assim crescendo. A resposta para este desafio é realizar investimentos nas telecomunicações, pois o mercado é demandante por este tipo de recurso cada vez mais. 
 
Como  cloud computing tem impactado as empresas que desenvolvem softwares e prestam serviços de TI? 
 
Para as empresas que desenvolvem softwares o impacto de cloud computing é positivo. Cloud computing traz a possibilidade destas empresas já comercializarem seu "produto" pronto para o uso, ou seja,  o cliente final escolhe o aplicativo que deseja e já o contrata em uma infraestrutura pronta. Para o cliente final, há os benefícios de simplicidade de contratação e rapidez de disposição. Isto é o que mercado chama de "sofware as a service".  Há também uma outra oportunidade para as empresas de software, que é o desenvolvimento de novas tecnologias que trabalhem dentro do ecossistema de cloud computing, ou seja, as empresas podem desenvolver novas tecnologias de software para aprimorar as funcionalidades de cloud computing. Para as empresas que prestam serviços de TI, cloud computing tem se tornado mais uma opção do "cardápio" de serviços que estas empresas oferecem. Clientes que desejam recursos de infraestrutura de TI, seja  hardware e/ou software, por um período determinado ou com bastante flexibilidade para expansões e retrações de recursos, podem adquiri-los como muito mais agilidade e simplicidade através das ofertas de cloud computing:  "infrastructure as a service" e "plarform as a service".     
 
Como os governos contribuem com a evolução da cloud computing? 
 
Primeiramente, os governos têm como vocações a prestação de serviços e informações aos cidadãos. Por conta disso, cada vez mais aplicativos são colocados à disposição dos cidadãos através da web. A utilização de cloud computing para a criação, manutenção e hospedagem desses aplicativos tem grande valor. Neste papel, os governos contribuem para a evolução de cloud computing sendo grandes consumidores deste tipo de tecnologia. Além disso, os governos podem incentivar o desenvolvimento desta tecnologia através de programas de incentivo fiscal ou linhas de investimentos para os empresários. Esses órgãos também contribuem na criação de políticas ou programas que incentivam o desenvolvimento de insumos necessários à área de TI, como energia elétrica, telecomunicações, formação de profissionais técnicos, entre outros. 
 
Para finalizar, gostaria de fazer mais algum comentário que considera relevante?
 
Cloud Computing é um caminho natural para acelerar a inovação e reduzir custos nas empresas. A IBM investiu mais de US$ 3 bilhões em P&D e aquisições importantes para construir um portfólio de soluções completas para planejamento, construção e implementação de computação em nuvem. São tecnologias voltadas a empresas de todos os portes que oferecem agilidade na disponibilidade de novos ambientes de TI, economia de custos, escalabilidade do ambiente compartilhado e virtualizado de TI, bem como os recursos empresariais, segurança e suporte técnico de uma infraestrutura privada. Recentemente, a IBM anunciou uma solução de cloud privada compartilhada, com alto nível de segurança, resiliência e isolamento da infraestrutura virtualizada. Foram investidos cerca de R$ 40 milhões para a ampliação da estrutura do nosso Centro de Serviços, em Hortolândia, para receber projetos de Cloud Computing.
 

acesso rápido

pt_BRPT