Compartilhe

A Fapesp e a Intel anunciaram uma nova chamada de propostas para selecionar e financiar pesquisa acadêmica sobre implementação de hardware em criptografia pós-quântica. Aberta a instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo, o total disponível para apoiar as propostas selecionadas na chamada é de US$ 200 mil. As propostas serão recebidas até o dia 13 de novembro de 2015.
 
O rápido desenvolvimento da tecnologia de computação quântica traz à tona o potencial para algoritmos de tempo polinomial para a solução de problemas matemáticos complexos de criptografia de chave pública moderna (fatoração de inteiros, logaritmo discreto, logaritmo discreto de curva elíptica).
 
A criptografia pós-quântica explora algoritmos de chave pública alternativos que poderão ser resistentes a ataques a computadores quânticos com a utilização do algoritmo de Shor.
 
A nova chamada está aberta a propostas de pesquisa que levem a uma melhor compreensão comparativa de abordagens em criptografia pós-quântica e a novas técnicas de otimização baseadas em métricas tais como: complexidade de implementação; performance; exigências energéticas; tamanho do código; tamanho da estrutura de dados; exigências de armazenamento; e vulnerabilidade a ataques de canais laterais.
 
As propostas de pesquisa, enquanto focadas em hardware nos assuntos que irão explorar, podem incluir software para o desenvolvimento rápido e a máxima flexibilidade na construção de protótipos e de estudos de performance.
 
Fapesp e Intel esperam selecionar um conjunto de propostas de pesquisa com até dois anos de duração. Os projetos selecionados serão renováveis anualmente caso tenham progresso satisfatório e comprometimento contínuo na direção da pesquisa.
 
A chamada de propostas está disponível em: www.fapesp.br/9719.
 

Fonte: Agência Fapesp

acesso rápido

pt_BRPT