Compartilhe
Quatro projetos foram eleitos  os vencedores da 5ª edição do Acelera Startup, promovido pelo Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Foram três ganhadores na categoria geral – com projetos ligados à eficiência energética, educação, recolocação profissional – e um na especial, dedicada a iniciativas relacionadas ao setor da construção civil.
 
Na categoria geral, Neiriberto de Azevedo ficou em primeiro lugar com o Q2D, voltado à eficiência energética.  O projeto visa economizar energia elétrica em indústrias. Em fase piloto, o projeto busca a eficiência energética e a sustentabilidade. "O produto faz toda a gestão da energia elétrica de uma indústria, empresa, casa. Levanta gráficos e dá uma estratégia de eficiência energética, com alarmes preventivos que indicam qualquer tipo de problema na parte elétrica, propiciando ações preventivas ao usuário", explicou Azevedo. Segundo ele, o monitoramento é feito via internet, tendo a possibilidade de fazer consultas em tempo real.
 
O segundo colocado na categoria geral é o designer gráfico Fábio Tadeu Garcia, criador da Matere Educacional. A ideia central do projeto é combater a falta de interesse das crianças nos estudos. "A solução para isso é aliar educação com entretenimento. Uma das peças é um jogo de leitura que utiliza a realidade aumentada. Brincando, a criança aprende novas palavras e amplia o vocabulário, dando vida a tudo o que ela escrever", reforçou.
 
Bruno Praça ficou em terceiro lugar pelo Reserva Ativa, projeto que ajuda ex-militares a buscar recolocação no mercado de trabalho. O autor serviu por quase nove anos no Exército. Sua ideia é de uma startup voltada a recolocar no mercado quem saiu das Forças Armadas. "Os militares inspiram confiança. Quem não gostaria de ter um em sua empresa?", questionou. "Alguém comprometido, sério, qualificado e dedicado", destacou.
 
Na categoria especial dedicada à construção civil, o vencedor é Carlos Evangelista,  autor do GSM. O projeto é focado em construções e obras e utiliza a energia solar fotovoltaica para aliar sustentabilidade aos canteiros de obras. "O foco é levar a pessoa a utilizar energia limpa e renovável", indicou. Como prêmio, Evangelista ganhou uma viagem para Paris. Segundo ele, a energia elétrica não pode faltar em nenhum canteiro de obra. "Trabalhamos com energia solar e convertemos em energia elétrica. Ideia é aliar a sustentabilidade com energia solar fotovoltaica."
 
Organizado pelo Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o evento aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro, na sede da Fiesp, depois de selecionar 200 startups, projetos e/ou ideias cujos empreendedores participaram de palestras, mentorias e avaliação individual com investidores.
 
Foram selecionados os 200 melhores projetos, entre dois mil inscritos, e apenas dez chegaram na final. Os negócios foram apresentados a uma banca formada por grandes investidores-anjo do País e para o público em geral. Três deles foram os grandes vencedores do concurso. O evento contou com mais de 50 investidores-anjo, que formaram a maior banca do País, com o montante total de investimento disponível em torno de R$ 500 bilhões.

 

acesso rápido

pt_BRPT