Compartilhe

Os membros latino-americanos da IASP (Associação Internacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação) elegeram Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, como representante da divisão regional da entidade. O novo representante trabalhará em três frentes principais: viabilizar integração entre os países latino-americanos para intensificar a troca de experiências entre os parques tecnológicos; aperfeiçoar mecanismos que fortaleçam ambientes físicos dos polos de tecnologia, como incubadoras e aceleradoras de negócios, coworkings, makerspaces e outros instrumentos de indução de novas dinâmicas de empreendedorismo e inovação; e fortalecer a América Latina no âmbito global da IASP. 

Francisco Saboya é economista e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. Desde agosto de 2007 ocupa o cargo de diretor-presidente do Porto Digital. É também conselheiro do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e do Softex Recife.

O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.

Considerado uma referência na implementação do modelo da 'triple helix', o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.

acesso rápido

pt_BRPT