Compartilhe

29/09/2017



MCTIC e BNDES divulgarão o Plano Nacional de IoT no dia 03 de outubro

 

A 19ª edição do Futurecom, um dos principais eventos de Telecomunicações, TI e Internet na América Latina, que acontece de 2 a 5 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo, trará uma série de novidades, como um espaço de mais de 200 m2 dedicado às demonstrações de Internet das Coisas (IoT) em vários setores: Agricultura, Carros Conectados, Cidades Inteligentes, Varejo, Indústria 4.0, Saúde, entre outros. O evento tem apoio institucional da ABES.
 
No Futurecom acontecerá a primeira apresentação pública e para a imprensa do Plano Nacional de IoT, às 9h do dia 3 de outubro, quando o consórcio selecionado pelo MCTIC e BNDES, liderado pela consultoria McKinsey & Company – com a participação da Fundação CPqD e do escritório de advocacia Pereira Neto/Macedo – vai expor em detalhes as políticas, o plano de ação e as estratégias de implantação das tecnologias que vão conectar dispositivos e equipamentos.
 
Para a aplicação do Plano Nacional IoT, as instituições envolvidas realizaram estudos preliminares que identificaram quatro verticais prioritárias para receberem os primeiros serviços voltados à qualidade de vida da população e o desenvolvimento sustentável por meio da tecnologia. São elas Cidades, Saúde, Agronegócio e Indústria. O plano prevê que essas políticas sejam aplicadas já no período entre 2018 e 2022. No Brasil, o mercado de IoT movimentou US$ 4,1 bilhões só em 2016, segundo estudo da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) em parceria com a IDC.
 
Mais atrações do Futurecom
 
Além do espaço dedicado à Internet das Coisas, o Futurecom contará com uma visitação guiada a alguns dos estandes que trarão novidades sobre o tema e sobre a tecnologia 5G, o que permitirá aos visitantes conhecer soluções com as quais ainda não estão familiarizados. Dentro da busca por inovação constante, o evento promoverá, também, o DemoDay Startup Session, uma sessão de Design Thinking Gratuita e o Hackathon “Streets 2.0”, em que as empresas terão a oportunidade de conhecer novos talentos e expandir possibilidades de atuação.

“A inovação é a principal propulsora do desenvolvimento das empresas. Por acreditar no papel das novas tecnologias no processo de transformação digital das corporações e nos benefícios que podem trazer para os diversos segmentos, reunimos demonstrações e painéis com conteúdos ricos para estimular a discussão em todo o ecossistema de Telecomunicações, TI e Internet, que atinge as operadoras, Empresas usuárias e compradoras, Governo, OTTs e gigantes da internet, provedores de Internet, startups e consumidores”, afirma Luis Veiga, diretor do Futurecom.
 

Congresso
 

Considerado o “coração” do evento, o Congresso Internacional permite o encontro e a troca de experiências e conhecimentos entre experts do ecossistema de TIC. Nesta 19ª edição, o tema “Inspiring Inovation” permeará não apenas o conteúdo dos painéis, mas também uma estrutura diferenciada com três auditórios abertos trazendo palestras, estudos de caso e workshops de livre acesso aos participantes do Futurecom; dois auditórios exclusivos para painéis de debate com discussões pertinentes ao setor e o auditório principal, que contará com Keynotes nacionais e internacionais, além de painéis com executivos C Level sobre Big Data, Cidades Inteligentes, 5G, IoT, políticas regulatórias, tecnologia cognitiva e Machine Learning, era da experiência através da democratização de conteúdo e cybersecurity. Confira os Temas dos painéis.

Serviço

Futurecom 2017
Quando: de 2 a 5 de outubro de 2017, das 9h às 20h
Onde: Transamérica Expo Center – Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387
Informações: www.futurecom.com.br
 

 

acesso rápido

pt_BRPT