Compartilhe
 
Segundo o estudo, soluções cloud estão cada vez mais viáveis

O Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, apresentará na Conferência Infraestrutura de TI, Operações e Data Center, que será realizada nos dias 7 e 8 de abril, o estudo “Mudando para a Liderança Digital: A Agenda dos CIOs para 2015”. A pesquisa entrevistou mais de 2,8 mil CIOs que são responsáveis pela gestão de US$ 397 bilhões em gastos de TI e US$ 202,5 bilhões em gastos de Infraestrutura de TI e Operações (I&O).
 
“Os resultados do estudo mostram que, para a maioria dos CIOs, as soluções de cloud são cada vez mais úteis para os projetos de TI, mas não são a primeira opção a ser considerada”, diz Dave Russell, vice-presidente e analista distinto do Gartner. Segundo ele, os líderes de I&O têm a tendência de proteger suas infraestruturas dentro de cada e, em muitos casos, isso representa um grande obstáculo para a adoção de soluções baseadas em Cloud. “Geralmente, os profissionais recorrem a ‘cloudwashing’ como desculpa para não procurar uma verdadeira solução completa e que atenda às necessidades das empresas por completo. Ao invés disso, eles deveriam instituir uma atenção do tipo ‘Cloud como primeira opção’ para todos os projetos na base de aplicação-por-aplicação”, diz o analista.
 
Ainda de acordo com o estudo, quase metade dos CIOs entrevistados considera a cloud uma opção viável, porém 9% ainda não planejam usar nem mesmo para projetos de SaaS (software como serviço) e 15% não deverão usar nem em projetos de IaaS (infraestrutura como serviço).
 
O estudo também apontou que 71% dos CIOs sentem uma necessidade crescente de serviços que levem em consideração o contexto. Para os líderes de I&O, isso significa que a mobilidade deve ser uma preocupação essencial no projeto de sistemas e que somente disponibilizar um serviço em dispositivos móveis já não é suficiente.
 
Há análises mais detalhadas disponíveis no relatório do Gartner "Implications of the 2015 CIO Survey for Infrastructure and Operations Leaders". O documento está disponível no site do Gartner: www.gartner.com.

 
 

acesso rápido

pt_BRPT