Compartilhe

Contrato inclui serviços de AMS, abrangendo CRM, ERP e Billing

A SONDA, uma das maiores provedoras latino-americana de serviços de TI, é a empresa selecionada, via processo licitatório, para administrar os principais sistemas de gestão da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), uma das mais importantes distribuidoras de gás natural do país, com atendimento a mais de 50 mil clientes, em Minas Gerais.

O projeto inclui o gerenciamento de toda a plataforma SAP da Gasmig, abrangendo os sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), de gestão empresarial (ERP) e gestão comercial (Billing).

O trabalho envolve mais de 100 profissionais da SONDA, que atuam nos chamados de AMS (Application Management Services) e no desenvolvimento de projetos, com suporte tanto corretivo, quanto proativo para a melhoria dos sistemas. Cabe à área de TI da Gasmig, em conjunto com empresa de tecnologia, gerenciar a demanda e direcionar as prioridades para os especialistas.

A companhia de gás já utilizava a plataforma SAP. Coube à SONDA mapear os pontos de melhoria e analisar os backlogs para sugerir aperfeiçoamento nos processos, ao mesmo tempo em que iniciou a gestão das demandas recorrentes.

O diretor-presidente da Gasmig, Pedro Magalhães, explica que a companhia tem transformado seus negócios e ampliado sua base de clientes e que a SONDA chega para dar suporte a esse crescimento.

"Com a nossa entrada no mercado de varejo, partimos de 300 para 50 mil clientes, com expectativa de quadruplicar esse número nos próximos anos. Buscamos um parceiro consolidado no mercado porque é fundamental que tenhamos uma TI forte e capacitada para acompanhar nossa expansão", afirma Magalhães.

A Gasmig iniciou o atendimento ao segmento industrial, em 1992, por meio da distribuição do gás da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim. A companhia passou a atender o segmento residencial onze anos depois, em 2013. No mesmo ano, a atuação no segmento comercial também foi iniciada, ligando a rede da Gasmig a estabelecimentos como restaurantes, hospitais, hotéis e academias.

Mesmo que recente, a parceria tem dado bons frutos. Pela visão do diretor de contas para o segmento de Utilities da SONDA, Flavio Soares, o projeto pode se tornar um benchmark para o mercado de gás. "Este contrato reforça que é possível estabelecer uma relação de parceria, entregando serviços de forma ágil, inteligente e proativa, sem deixar de lado a inovação", comenta Soares.

acesso rápido

pt_BRPT