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Com o ARIS RPA, solução de Robotic Process Automation fornecida pela Software AG, a GOL Linhas Aéreas conseguiu integrar sistemas distintos de planejamento de malha aérea e reserva e venda de bilhetes de viagem.

Além de aprimorar sua eficiência operacional, a GOL aumentou a produtividade da equipe, otimizando o trabalho de profissionais especializados com demandas mais estratégicas para suportar o crescimento da Companhia.

A GOL Linhas Aéreas (“GOL”) diminuiu de 20 dias para quatro horas o tempo de disponibilização da programação de seus voos com a solução ARIS RPA da Software AG (powered by Kryon). Além de aprimorar sua eficiência operacional, a Companhia aumentou a produtividade de sua equipe otimizando sensivelmente a atuação dos profissionais especializados, que passaram a dedicar mais tempo a melhorias e a demandas mais estratégicas.

Segundo Paulo Palaia, Chief Information Officer (CIO) da GOL e diretor do GOLlabs, o gerenciamento da programação de voos é um processo complexo para o setor. A Companhia utilizava um sistema para gerenciar a malha aérea e outro para reservas e emissão de bilhetes para venda.  “Tínhamos dois sistemas distintos para realizar este procedimento crucial para nossa operação. No entanto, eles não eram integrados e geravam centenas de atualizações diárias com dados para reserva e emissão de bilhetes. Esse processo tomava muito tempo da equipe responsável e demandava a realização de rechecagem das informações manualmente por dezenas de profissionais altamente qualificados. Essa indisponibilidade de informação impactava na oferta de bilhetes aéreos e na tomada de decisão de negócios para o planejamento de novas rotas, oportunidades comerciais, etc.”, explica Palaia.

O departamento de TI da GOL realizou diversas tentativas de solucionar essa questão de integração com abordagens convencionais, que decidiu não levar , principalmente devido à complexidade da demanda e ao alto custo de implementação.

Em dezembro de 2018, a Software AG conduziu uma prova de conceito (POC) na GOL demonstrando a capacidade da automação robótica de processos da solução ARIS RPA. A solução foi testada com o objetivo de realizar todas as integrações necessárias entre os sistemas de gerenciamento de malha aérea e de reserva e emissão de bilhetes.

“Nós operamos cerca de 750 voos por dia e até 1.000 voos/dia durante a alta temporada. Anteriormente, com a necessidade de uma rechecagem dos voos feita de forma manual, nosso processo de atualização dos dados da programação dos voos durava até 20 dias. Hoje, com o RPA, fazemos este trabalho em 4 horas, coordenando mais de 300 mil voos por ano com maior eficácia” explica o CIO.

Com a melhoria da eficiência operacional e da produtividade, a equipe de profissionais especializados parou de direcionar atenção a tarefas repetitivas. Com a solução, eles passaram a utilizar seu tempo para desenvolvimento e busca por soluções inovadoras e à criação de novas oportunidades de negócio para a Companhia.

ARIS RPA – Robotic Process Automation

A GOL escolheu a solução ARIS RPA porque identificou a Software AG como o fornecedor com a melhor capacidade para atender aos requisitos desse projeto. “Recebemos diversas propostas com tecnologias similares, mas optamos pela Software AG em grande parte por causa do enorme comprometimento da equipe de atendimento, que trabalha em consonância com nossos valores aqui na GOL. Sentimos um nível elevado de envolvimento, de preocupação conosco e de ‘fazer acontecer’. Isso com certeza impactou bastante no resultado e na melhoria da experiência dos nossos usuários”, diz Palaia.

O projeto contou também com o trabalho de implementação de serviços de desenvolvimento da empresa Compasso (adquirida pela UOL Diveo), integradora parceira da Software AG.

A GOL identificou ainda dezenas de processos com grande potencial de melhoria operacional. “Agora, além de TI, várias outras áreas da GOL querem adotar a solução ARIS RPA. Outros processos deverão ser automatizados até o final de 2019”, aponta o CIO que complementa: “Inovação e busca por excelência operacional está em nosso DNA. Agora, temos a capacidade de dar respostas mais rápidas a situações não-programadas, por exemplo. Com isso, conseguimos oferecer melhores serviços ao mesmo tempo que reduzimos custos”, celebra Palaia.

“Eficiência operacional é um dos nossos principais propósitos, e aliados a isso ainda oferecemos a melhor experiência aos nossos Clientes, com serviços de bebidas e diferentes opções de snacks gratuitos, TV ao vivo, Entretenimento, wi-fi para todos os destinos, assentos mais ergonômicos e conforto a bordo, etc”, finaliza o executivo.

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