Compartilhe

No contexto da Sociedade 5.0 e do mundo VUCA, a ABES reuniu especialistas no webinar internacional “ABES Novos Tempos: Como o Brasil e a Estônia estão se preparando para uma sociedade mais virtual?”, ocorrido no dia 04/09, para discutir diferentes perspectivas de estratégias de Governo Digital com a presença de Florian Marcus, conselheiro de transformação digital da Estônia, país que é referência global no tema; Ciro Avelino, Secretário Adjunto de Governo Digital do Ministério da Economia; Daniel Glaessel Ramalho Secretário Adjunto Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura do município de São Paulo; e Daniel Annenberg, Vereador de São Paulo e ex-superintendente do Poupatempo e do Detran.

A mediação foi conduzida por Rodolfo Fücher, presidente da ABES, que agradeceu a presenta dos participantes e falou sobre o propósito da associação: contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual. “A gente acredita que a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades”, destacou.

Resolução de problemas

O primeiro a falar foi Florian Marcus, que contou como a Estônia levou seus serviços para o mundo digital e estabeleceu um modelo de governança a partir da revisão de todos os diferentes processos administrativos e procedimentos, entre elas a declaração de imposto de renda, atualmente feita por 96% dos cidadãos. “Se você economizar o tempo que as pessoas gastam para resolver problemas, as chances de que façam essas coisas online são muito maiores”, comentou.
 
Digitalização em expansão

Ciro Avelino, Secretário Adjunto de Governo Digital do Ministério da Economia, falou que o Brasil utiliza a experiência da Estônia como um exemplo, mas que é necessário adaptar as ações ao contexto brasileiro e sua complexidade. “Reconhecemos o governo como um grande prestador de serviço. Então, a gente precisa estar muito centrado no cidadão. Somos uma sociedade com 75% dos brasileiros já têm acesso regular a internet. As tecnologias digitais mudam a forma como as pessoas interagem. As pessoas estão mais acostumadas a ter serviços com mais conveniência e o governo precisa entregar isso. Hoje, cerca de 70% dos serviços já são entregues de forma digital”, explicou. Ele contou ainda que no período da pandemia cerca de 330 serviços foram digitalizados.

Laboratório de Inovação

Daniel Glaessel Ramalho Secretário Adjunto Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura do município de São Paulo, lembrou que “as tecnologias sempre têm a necessidade de serem testadas e melhoradas. Por isso, temos trabalhado fortemente na prefeitura para dar novos passos na digitalização, na inovação e inclusão digital”. Ele destacou o trabalho do Laboratório de Inovação criado pela prefeitura para experimentar essas inovações e sobre a necessidade de remontagem dos fluxos para dar o suporte adequado para a migração do presencial para o digital e evitar a “digitalização da burocracia”.

Inclusão digital

Vereador de São Paulo e ex-superintendente do Poupatempo e do Detran, Daniel Annenberg reforçou a importância de desburocratizar, acabar com a desigualdade digital e fornecer acesso à internet, pois o país ainda tem 25% da população fora do universo digital. “Acho que é muito importante alfabetizar digitalmente a população. As pessoas ainda não usam internet para estudar e trabalhar, ainda tem medo. Elas precisam ser aculturadas no serviço eletrônicos. Por isso, ainda vamos conviver por um bom tempo com serviço presencial e o atendimento telefônico”, ponderou. Daniel citou a importância de contar com os cidadãos para cocriar os serviços e realizar projetos-piloto para avaliação das inovações.

acesso rápido

pt_BRPT