Compartilhe
 
 
As plataformas visam à participação de grupos de excelência em pesquisa

Governo lança Programa Nacional de Plataformas do ConhecimentoA presidente Dilma Rousseff assinou no dia 25 de junho decreto que institui o Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento. O objetivo é promover o desenvolvimento de setores que podem transformar o Brasil em uma potência mundial de produção e aproximar o País da fronteira do conhecimento. Saúde, energia, agricultura, aeronáutica e tecnologia da informação estão entre as áreas a serem alcançadas por essas ações.
 
“Todas as plataformas precisam combinar a participação de grupos de excelência em pesquisa e de uma ou mais empresas ou consórcios de empresas, que os representantes da MEI (microempreendedor inidividual) aqui sabem bem que, se não houver um empreendedor para levar ao mercado uma nova tecnologia ou um novo processo produtivo, eles só ficarão na ideia”, analisou a presidente durante solenidade no Palácio do Planalto.
 
A proposta prevê aumentar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para 2% até 2020, a fim de reduzir a distância de países como China, Coreia e Estados Unidos, que nos últimos anos alavancaram os dispêndios nessa área para o desenvolvimento de suas economias.
 
No programa também estão medidas para atrair profissionais altamente qualificados do exterior para atuarem em subprogramas e dotar as plataformas de regime especial de compra e contratação de pessoas. O projeto será executado com apoio de instituições governamentais, como Finep, BNDES e ministérios.
 

acesso rápido

pt_BRPT