Compartilhe

A Siemens, fabricante de softwares de gerenciamento de operações de manufatura e serviços de gerenciamento do ciclo de vida do produto, anuncia a escolha do software Capital™ de desenho elétrico para documentação pós-venda de automóveis pelo Grupo PSA, o segundo maior fabricante de automóveis da Europa.

O Grupo PSA é um dos primeiros que aderiram à inovação ao produzir carros autônomos e conectados, fabricando cinco marcas de carros: Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall. A empresa possui um processo que fornece vários tipos de desenhos na documentação de serviço pós-venda, agilizando o diagnóstico.

Com a tecnologia avançada do software Capital, o Grupo PSA substituiu seu processo manual e agora pode gerar automaticamente seus diagramas de sistema elétrico usando dados fornecidos diretamente pelo departamento de engenharia elétrica/eletrônica (E/E) da empresa e por seus fornecedores de cabos elétricos para garantir o desenvolvimento por software seguindo o modelo “correct-by-construction”.

O resultado é documentação precisa criada com base em dados extraídos em tempo real “as-manufactured” pelos fornecedores do Grupo PSA, ajudando a garantir manutenção rápida e eficaz dos veículos. O Grupo PSA agora consolida sua empresa digital e continua inovando as soluções móveis do futuro.

As ferramentas internas para sistemas elétricos podem envolver alto custo de manutenção, além de desafios que incluem obsolescência de equipamentos de TI, especificações desatualizadas e aumento da complexidade do sistema elétrico-eletrônico; isso quer dizer que não há espaço para processos manuais propensos a erros. O Grupo PSA precisava de uma tecnologia perfeita e fácil de usar para ajudar a garantir a continuidade dos dados de sistemas elétricos. Depois de explorar as ferramentas de software disponíveis, a empresa escolheu o software Capital da Siemens, que fornece documentação elétrica automatizada no modelo “correct-by-construction” por meio de síntese do diagrama.

“O uso do software Capital nos desenhos elétricos e documentação pós-venda trouxe uma redução considerável de tempo e custo”, afirmou Yves Bouvier, vice-presidente de diagnóstico do Grupo PSA. “Já tivemos uma redução significativa com o software Capital nos prazos de entrega da nossa documentação pós-venda de desenhos esquemáticos; a nossa expectativa é obter redução acima de 30% nos cronogramas de entrega.”

As ferramentas de desenvolvimento de sistemas elétricos e eletrônicos do software Capital da Siemens abrange todo o processo de desenvolvimento de sistemas elétricos, desde a definição do sistema, passando pelo projeto e fabricação, até a produção automatizada da documentação de serviço. A continuidade digital dos dados elétricos do Grupo PSA com o software Capital permite que a documentação pós-venda seja gerada diretamente pelos dados reais do projeto de engenharia. Esse processo fornece precisão dos dados, eficiência e colocação no mercado em menor tempo, que são vantagens competitivas na atual indústria automotiva em constante evolução. O software Capital faz parte do Xcelerator, um portfólio integrado de plataforma de desenvolvimento de software, serviços e aplicativos que pode ser personalizado e adaptado para atender às necessidades específicas dos clientes e do setor, ajudando organizações de todos os portes a se tornarem empresas digitais.

“O Grupo PSA está à frente dos desenvolvimentos automotivos; desta forma, a empresa reconhece a importância de adotar tecnologias avançadas, como o nosso software Capital”, afirmou Martin O’Brien, vice-presidente sênior do grupo de negócios Integrated Electrical Systems da Siemens. “Com a capacidade de continuidade de dados digitais integrada do software Capital, o Grupo PSA tem uma vantagem; assim prevemos que ainda forneceremos a eles outras tecnologias de digitalização para seus empreendimentos de próxima geração”, finalizou.

acesso rápido

pt_BRPT