Compartilhe

O Radware Bot Manager usa análise profunda de comportamento na internet para identificar a intenção por trás desses atacantes, que já representam quase 25% do tráfego total da internet

O GT Covid-19, composto por experts da CLM, distribuidora latino-americana de valor agregado, divulga mais uma das tecnologias disponíveis para auxiliar as organizações a se transformarem rapidamente e estarem aptas a atuar em um mundo em pandemia. Para fazer frente ao aumento de ataques automatizados de bots em aplicações web e móveis, bem como na interface de programação de aplicativos (APIs), o grupo selecionou o Radware Bot Manager, solução que identifica e separa os bots bons dos maus.

A implantação fácil e rápida, custo competitivo e o constante aprimoramento da tecnologia de segurança cibernética da Radware foram as razões da escolha do BOT MANAGER pelo GT Covid-19. Some-se a isso a novidade de a Radware tornar a tecnologia disponível no Brasil por meio de SaaS, com acessíveis pagamentos mensais.

Para se ter uma ideia do potencial de ameaça dos BAD Bots, o relatório anual “The Big Bad Bot Problem 2020” descobriu que, em 2019, eles geraram quase 24,5% do tráfego total da internet, um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. (link para a pesquisa https://go.clm.com.br/BadBotResearch)

No quarto trimestre, quando mais pessoas compram online, o tráfego de bots ruins saltou para 29,3% do tráfego total da internet. O estudo foi feito a partir de dados quantitativos sobre o tráfego de clientes globais da Radware em quase 200 países e inclui centenas de milhões de comportamentos, impressões digitais e fontes legítimas e maliciosas de bots.

Com a Pandemia e o crescimento exponencial das plataformas de compras online, deve-se esperar uma explosão da atividade dos BAD Bots. De acordo com o diretor técnico da CLM, Pedro Diogenes, ao detectar e bloquear inteligentemente bots maliciosos, organizações de todos os setores podem melhorar muito sua segurança cibernetica e evitar importantes perdas financeiras.

Vale lembrar que os bots são aplicativos inteligentes que realizam tarefas, automaticamente na internet. Os bots do “bem” são extremamente úteis e podem ter muitas funções para as empresas, como indexação de sites de busca, monitoramento de aplicações web, varredura de vulnerabilidades, entre outras. No entanto, o mesmo conceito também é usado para ações nocivas e os bots ruins podem roubar conteúdo, a lista de clientes, colocar vírus e malwares no sistema. Eles são de vários tipos spam, zombie, spy e scrapers e imposters bot.

A solução

O Radware Bot Manager garante proteção abrangente a aplicativos web, móveis e APIs, contra todas as gerações de ameaças automatizadas (bots) que atacam aplicativos e sistemas. A tecnologia complementa as soluções Radware Web Application Firewall e anti-DDoS, e utiliza análise inteligente do comportamento dos usuarios humanos e dos roBOTS na internet.

Patenteada pela Radware, para identificar a intenção por trás das visitas dos Bots e fornecer classificações precisas de usuários genuínos, dos GOOD Bots e dos BAD Bots. Identifica mesmo os sofisticados e inteligentes bots de quarta geração que normalmente escapam da detecção até de soluções avançadas de proteção.

Mapeamento: varredura de tecnologias vai à filigrana

O objetivo do GT Covid-19 é impulsionar estrategicamente as empresas, reduzir custos, melhorar processos e aumentar a segurança cibernética. “Há um mundo novo emergindo e, com ele, as deficiências tecnológicas de muitas companhias também apareceram. E é preciso se transformar para garantir infraestrutura e segurança para continuarem competitivas durante e depois da crise do novo coronavírus,” salienta Diogenes.

O GT é composto por seis especialistas da CLM:

Christiano Gomes – Gerente de Produtos da CLM, engenheiro mecatrônico pela Escola Politécnica da USP
Daniela Porto – Gerente de Projetos da CLM, engenheira química pela Universidade Estadual de Campinas
Felipe Azevedo – Gerente de Produtos da CLM, bacharel em Gestão de Tecnologia, UNIP
Gabriel Camargo – Diretor de Produtos da CLM, MBA – University of Virginia Darden School of Business, Engenheiro de Produção pela Escola de Engenharia Mauá.
Pedro Diogenes – Diretor Técnico da CLM, Engenheiro de Computação pela Universidade Potiguar,
Tom Camargo – Diretor Comercial da CLM, MBA Insper, Engenheiro de Produção pela Escola de Engenharia Mauá.

Da elegibilidade das tecnologias

Para serem elegíveis, as tecnologias precisam atender a determinados critérios estabelecidos pelo GT como interesse imediato, produtos inovadores, rapidez de implantação e ótima relação qualidade/preço. Foi a partir destes parâmetros, que o Radware Bot Manager, um dos pioneiros nesse mercado, passou a figurar no mapeamento.

Sobre CLM

CLM Software é um distribuidor Latino Americano de Valor Agregado com foco em segurança da informação, LGPD, infraestrutura avançada e cloud. A empresa distribui soluções de fabricantes líderes de mercado como A10 Networks, Allot, AppGate, Arista, Barracuda Networks, Bitglass, Hillstone Networks, Kemp Technologies, Nutanix, Picus Security, Proofpoint, Pure Storage, Radware, SentinelOne e Varonis. Com sede em São Paulo, a empresa possui subsidiarias nos EUA, Colômbia, Equador e Peru. Com extensa rede de VAR’s na América Latina e enorme experiência no mercado, a CLM está constantemente em busca de soluções inovadoras e disruptivas para fornecer cada vez mais valor para seus canais e seus clientes.

Sobre a Radware

A Radware é líder global em soluções de segurança cibernética e entrega aplicativos para data centers físicos, em nuvem e definidos por software. Seu premiado portfólio de soluções garante experiência digital, fornecendo serviços de infraestrutura, aplicativos e proteção corporativa e disponibilidade de TI para empresas em todo o mundo. As soluções da Radware capacitam mais de 12.500 clientes corporativos e de operadoras em todo o mundo a se adaptarem rapidamente aos desafios do mercado, manter a continuidade dos negócios e alcançar a produtividade máxima, mantendo os custos baixos

acesso rápido

pt_BRPT