Compartilhe
Com o objetivo de incentivar a criação de aplicativos inovadores, o Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgou os nomes dos três aplicativos vencedores da terceira edição do Hackathon: Anana, Live Cube e Renault Connect.
 
"Inovamos nesta terceira edição ao ter a categoria automotiva, que mostra que os programadores, que chamamos de ‘hackers do bem’, estão revolucionando não só a internet, a mídia e a propaganda, como também a indústria”, comentou o diretor titular do CJE/Fiesp, Sylvio Gomide.
 
Contra o desperdício de alimentos
 
O vencedor na área de Inovação para a Sociedade, que busca aplicativos que colaborem nas áreas de segurança, saúde e educação, foi o aplicativo Anana. Por meio dele, restaurantes, varejistas, indústrias e produtores podem doar o excedente de alimentos para organizações não governamentais (ONGs). O grupo foi formado por Carolina Augusta Alves de Godoy (business), Karina Martins (business), Beatriz Ferreira de Assis (designer), Homã Alvico (business), Phelipe Ramos Correa (desenvolvedor) e Guilherme Henrique Rojas (desenvolvedor).
 
“Nosso diferencial é que temos um hardware que tem um preço muito baixo. E conseguimos colocar em cada carga para rastrear e ter a certeza que a doação chegou ao seu destino, além de alertar caso haja alguma alteração, como retirada de algum alimento”, explicou Carolina. “Também garantimos a qualidade, já que também monitoramos temperatura e umidade, o que torna possível a doação de perecível e sana o problema legal, já que muita gente deixa de doar por não poder garantir a qualidade do alimento quando ele chega a quem precisa”.
 
Live Cube
 
Tendo a afetividade como inspiração, o grupo PoliMoto criou o aplicativo Live Cube e venceu na categoria Indústria Eletrônica. O projeto permite que pais possam interagir de forma privada com seus filhos, trocando mensagens, passando tarefas e até monitorando sua localização e seu humor.
 
“As redes sociais e ferramentas disponíveis hoje acabaram se tornando fracas para esse vínculo de afetividade. Uma mensagem no Facebook é algo frio. No nosso aplicativo, o pai vai deixar coisas exclusivas para o filho e não para os amigos e colegas de trabalho virem”, argumentou Ezequiel França Santos, um dos desenvolvedores do projeto, juntamente com Gilmar Junior (designer), Humberto Vieira Castro (desenvolvedor), Mario Roberto Suruagy de Castro (business) e Rafael Macito Zils (business)
 
 
Automotivo
Na categoria Indústria Automotiva, que teve a Renault como patrocinadora, o grupo ganhador foi o Next5, formado por Jefferson da Silva Cunha (desenvolvedor), Cláuffer Luiz Silva (business), William Walter Silva (business) e Flavio Assis Santana (designer). Eles criaram o criador do Renault Connect, aplicativo que monitora os dados do veículo para ajudar o proprietário a ter um diagnóstico do carro e fazer a manutenção necessária, sem correr riscos.
 
“O carro gera informações, que vão para o site My Renault, e o nosso aplicativo faz a leitura desses dados, como quilometragem, consumo médio de combustível, problemas no airbag ou no ABS, e alerta o proprietário sobre as necessidades”, contou William Silva. Além de receber os prêmios concedidos a todos, os integrantes do grupo vencedor na categoria automotiva ganharam da Renault uma viagem para Paris, onde vão conhecer a sede da montadora francesa.
 

 
 

acesso rápido

pt_BRPT