Compartilhe
 

Os processos de gestão de recursos humanos, do clima organizacional e da comunicação com os colaboradores precisam estar sempre em evolução, a fim de atender as necessidades de competitividade, resultados e, principalmente, a melhoria do diálogo e da qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho.
 
Provedora de soluções para a área de gestão de pessoas, a iFractal, associada da ABES, lançou a plataforma STOU que, conforme explica Marcelo Germano de Oliveira, diretor comercial da iFractal, permite que os gestores possam realizar enquetes e pesquisas, e abrir um canal de relacionamento diário e sigiloso com os colaboradores, o que irá permitir um diagnóstico preciso para a área de Recursos Humanos.
 
“Em parceria com o Lab Evoluir, especialista em desenvolvimento organizacional, verificamos a necessidade das empresas em manter relacionamento genuíno com os funcionários, que possa proporcionar um diagnóstico rápido e maior assertividade nas decisões dos gestores”, destacou o executivo. 
 
De acordo com um estudo da consultoria Deloitte, apenas 8% das organizações acreditam que seu processo de avaliação anual valha a pena e uma das maiores razões para essa insatisfação é, exatamente, a falta de dados para medir a satisfação e engajamento dos funcionários. Assim sendo, a plataforma STOU permite obter mais dados periodicamente para suprir essa lacuna.
 
“As questões de escala, alternativa e dissertativa dão voz aos sentimentos dos colaboradores e permitem, ao gestor, verificar informações que dificilmente são encontradas em pesquisas de clima semestrais ou anuais. Um exemplo é a possibilidade de relacionar o humor da equipe com eventos ocorridos no dia”, esclareceu Oliveira.
 
A plataforma STOU é um produto novo, comercializado separadamente do sistema ifPonto, outra solução da ifractal para RH. “Porém, quando os dois sistemas são disponibilizados em conjunto, torna-se, ainda mais, aferida a análise e a tomada de decisão nas mais diversas questões da empresa”, conclui.
 
 
Veja exemplos de questões perguntas de escala, alternativa e dissertativa que podem ser realizadas pela Plataforma STOU
 
Dissertativa: Quais são as sugestões que você daria para transformar a empresa em um lugar melhor para trabalhar?
Neste caso, o funcionário discorre livremente sobre a pergunta feita.
 
Escala: Considero justo o salário pago pela empresa aos colaboradores.
Pressionando um botão o funcionário arrasta-o para o lado da palavra “Discordo” ou  para “Concordo”. Quanto mais próximo de cada lado, mais concorda ou mais discorda da questão.
Alternativa: O que você precisa para ser mais produtivo no trabalho? A pessoa seleciona uma das alternativas.
A) – Reconhecimento
B) – Autonomia
C) – Confiança
D) – Melhor remuneração
E) – Não sei
 

acesso rápido

pt_BRPT